Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

03 fevereiro 2017

Entenda o que é morte cerebral

A morte cerebral é a incapacidade do cérebro de manter as funções vitais do organismo, como o paciente respirar sozinho, por exemplo.


Um paciente é diagnosticado com morte cerebral quando ele apresenta sintomas como ausência total de reflexos, sendo mantido "vivo" somente com a ajuda de aparelhos, e é nesse momento que se pode fazer a doação de órgão, se for possível.

Além de promover o transplante de órgãos, em caso de morte cerebral, os familiares podem se despedir do paciente, o que pode trazer algum conforto. No entanto, crianças, idosos e pessoas com problemas de coração ou que não podem se emocionar não devem entrar em contato com este paciente.

O que pode causar morte cerebral

A morte cerebral pode ser causada por inúmeras causas, como por exemplo:
  • Traumatismo craniano;
  • Falta de oxigênio no cérebro;
  • Parada cardiorrespiratória;
  • Derrame (AVC);
  • Inchaço no cérebro,
  • Aumento da pressão intracraniana;
  • Tumores;
  • Overdose;
  • Falta de glicose no sangue.
Estas e outras causas levam ao aumento do tamanho do cérebro (edema cerebral), que associado a impossibilidade de expansão devido ao crânio, leva à compressão, à diminuição da atividade cerebral e a danos irreversíveis no sistema nervoso central.

Como saber se é morte cerebral

Os sinais que indicam que se trata de uma morte cerebral e que a pessoa não irá se recuperar são: 
  • Ausência da respiração;
  • Ausência de dor a estímulos como picar uma agulha no corpo ou mesmo dentro dos olhos do paciente;
  • Pupilas não reagentes
  • Não deve haver hipotermia e hipotensão deve mostrar ausência de sinais.
Contudo, se a pessoa estiver ligada a aparelhos, eles podem manter sua respiração e seus batimentos cardíacos, mas as pupilas não serão reagentes e este será um indício de morte cerebral. O diagnóstico deve ser feito por dois médicos diferentes, em dois dias diferentes, mediante a observação dos sintomas acima citados para não haver margem para erros.

Quanto tempo dura a morte cerebral

O paciente em morte cerebral pode ser mantido "vivo" enquanto os aparelhos estiverem ligados. No momento em que os aparelhos são desligados, o paciente é verdadeiramente dito como morto, e neste caso, desligar os aparelhos não é considerado eutanásia, pois o paciente não tem chances de sobreviver.

O paciente pode ser mantido "vivo" através dos aparelhos por quanto tempo a família desejar. Embora só seja desejado que o paciente seja mantido neste estado por algum tempo se ele for doador de órgãos, para garantir a retirada dos órgãos para posterior transplante em outro paciente.



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo