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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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10 fevereiro 2017

Benefícios da alfarroba

Alfarroba, o chocolate saudável

Não muito conhecida, a alfarroba é uma vagem comestível e medicinal, por onde se tira uma polpa que depois de ser torrada e moída vira um pó que pode ser um substituto do cacau na produção de chocolate. Mas existem diferenças entre o chocolate produzido pelo cacau e o de alfarroba?

Sim, o alfarroba é muito mais saudável, pois contém propriedades nutricionais que não apenas fazem bem ao corpo, como são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. A planta medicinal contém antioxidantes, como a quercetina, taninos, miricetina entre outros. E também possui Vitamina A, Vitamina do Complexo B, ferro, magnésio, potássio, cálcio, fibras insolúveis e solúveis e componentes adstringentes, afrodisíacos, laxante e que proporcionam sensação de saciedade.

Conheça os principais benefícios da alfarroba para a saúde

Reduz os níveis de colesterol: Por possuir boa quantidade de fibras, o consumo da farinha de alfarroba contribui para a redução do colesterol. 
Portanto, o aliado é um aliado da saúde cardíaca, já que quando o colesterol está em níveis adequados o organismo fica mais protegido contra doenças fatais como infarto, acidente vascular cerebral, arteriosclerose, dentre outras.

Pode usar no tratamento da diabetes: A alfarroba possui digestão lenta – baixo índice glicêmico – e, portanto, estabelece o controle do açúcar na corrente sanguínea. Por isso o alimento é útil para diabéticos. Mas lembre-se: se você tiver a doença informe ao médico qualquer alimento novo que for ingerir.

Eficaz para a saúde digestiva: O alimento também promove boa digestão por causa das fibras. O componente nutricional ajuda no transporte de nutrientes pelo corpo e no melhor aproveitamento dos mesmos pelo organismo, evitando prisão de ventre e dores estomacais. Mas não se esqueça: para que o efeito das fibras seja positivo, beba bastante água (a quantidade ideal é de cerca de 2 litros para um indivíduo adulto).

Bom para o sistema nervoso: Graças às Vitaminas do Complexo B, a alfarroba é benéfica para o sistema nervoso e o controle das funções mentais.

Ao contrário do chocolate, não causa enxaqueca: Algumas pessoas com enxaqueca têm fortes crises após ingerir o chocolate de cacau. Isso ocorre porque o alimento contém uma substância denominada feniletilamina. Se você optar pelo chocolate de alfarroba, as crises não acontecerão, pois não existe essa substância na vagem.

Sobre a farinha de alfarroba

Diante de tantos nutrientes importantes para a saúde humana, a farinha de alfarroba é muito saudável e poderá ser utilizada em receitas comuns do cotidiano, como pães, bolos, tortas, etc, ou seja, ela substitui muito bem a farinha tradicional.

Mas cuidado: não consuma em excesso, pois por conter grande quantidade de tanino, o alimento poderá tornar mais difícil a absorção de nutrientes importantes pelo corpo.


Sobre o chocolate de alfarroba

A grande vantagem do chocolate de alfarroba para o de cacau – em termos nutricionais – é o fato de a gordura ser de origem vegetal. O chocolate também não contém cafeína e outras substâncias que funcionam como estimulantes podem provocar dores de cabeça intensas em quem tem essa predisposição.

Vale à pena consumir alfarroba

É claro que devemos priorizar a nossa saúde com base na alimentação. Comer bem é quase que a garantia de que várias doenças poderão ser evitadas e a alfarroba é um eficaz aliado nesse sentido.

Quer saber mais alguns benefícios?

Em razão da presença das fibras – nutriente que, como foi dito, ajuda a melhorar o processo digestivo – o consumo da alfarroba protege as mucosas estomacais e evita quadros de úlcera.

E uma excelente notícia para a estética: o alimento contém antioxidantes que atacam os radicais livres e enfrentam o envelhecimento precoce com sucesso.



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