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31 janeiro 2017

Vitamina K2 contribui para a saúde óssea e cardiovascular

A vitamina K se divide em três tipos diferentes: K1, K2 e K3. A primeira é encontrada em alimentos de origem vegetal, a segunda é produzida pela própria flora intestinal e a terceira é produzida em laboratório.


Embora todas ofereçam nutrientes essenciais para o organismo, estudos recentes mostram que a vitamina K2 pode ter benefícios adicionais.

Ela ajuda na saúde óssea na coagulação sanguínea e também atua na prevenção do câncer de próstata. Apesar de ser produzida pelo próprio organismo, pode ser encontrada em alguns alimentos.

Benefícios da vitamina K2

Mesmo dentro da classificação de vitamina K2, ainda existem algumas variações: MK 4, MK 7, MK 8 e MK 9. A forma mais importante para o organismo é a MK 7, que possui mais aplicações práticas.

Um estudo publicado na edição de agosto de 2015 do European Journal of Pharmacology mostra um resultado positivo para o tratamento pacientes com artrite reumatoide a partir do uso da MK 7. Os pesquisadores observaram que a substância é significativamente menos tóxica do que as drogas antirreumáticas e ainda ajuda na proteção contra a osteoporose.

Isso ocorre porque o nutriente é considerado um potencializador da vitamina D, que desempenha um papel importante na absorção de cálcio pelos ossos, ajudando na sua fixação.

Porém, é a vitamina K2 que direciona o cálcio para o esqueleto, para que a vitamina D exerça sua função, evitando que ele se deposite em locais inapropriados, como nas articulações (artroses), nas artérias (aterosclerose) e nos órgãos (cálculo vesicular, cálculo renal e catarata).

Além disso, outro estudo publicado no European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition revelou que a crescente ingestão de vitamina K2 ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata em 35%. Os pesquisadores apontaram ainda que os benefícios da K2 em casos de câncer de próstata avançados também foram eficientes.


Como consumir o nutriente

A vitamina K2 é encontrada em gorduras de animais que comem grama e em alimentos fermentados, tanto plantas como de origem animal, como queijos, iogurte e outros produtos lácteos que passaram por fermentação.

As gorduras animais contêm a K2 na forma conhecida como MK 4, enquanto os alimentos fermentados possuem a forma MK 7, produzida a partir de fermentação ácido-láctea bacteriana.

O alimento considerado mais rico em vitamina K2 é o natto, um prato comum no Japão, que é produzido com a fermentação de grãos de soja com Bacillus subtilis. Outros alimentos que fornecem o nutriente são queijos, gema de ovo e manteiga.

Carnes como fígado de galinha e peito de frango também possuem a vitamina, mas também contém muitos hormônios. Além do consumo dos alimentos, é indicado também fazer a suplementação, associando as vitaminas K2 e D3 para conseguir mais benefícios, mas sempre com recomendação médica.

E você, consome essa vitamina?



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