Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

07 janeiro 2017

O que significa creatinina alta

A creatinina é uma substância presente no organismo que permite saber se os rins estão funcionando corretamente.

Para saber a quantidade de creatinina no corpo faz-se um exame de sangue. É necessário ficar 4 horas de jejum antes do exame e os valores normais de creatinina no sangue são:
  • Nas mulheres, entre 0,6 a 1,2 mg/dL
  • Nos homens, entre 0,7 a 1,3 mg/dL
Como a creatinina é uma substância que é produzida no organismo de acordo com o nível de massa muscular, é normal os homens terem maiores níveis de creatinina no sangue, pois eles têm os músculos mais desenvolvidos do que as mulheres.

Creatinina Alta

Quando os valores de creatinina no sangue estão acima do normal, isso pode indicar uma lesão nos vasos sanguíneos dos rins, uma infecção renal ou redução do fluxo de sangue para os rins, por exemplo.

Porém, atletas e fisiculturistas também podem ter a creatinina alta devido à elevada atividade muscular e não devido a uma lesão no rim.

Os valores de creatinina baixa no sangue não são motivo de preocupação e são mais frequentes em grávidas e em pacientes com doenças hepáticas.

Creatinina urinária

A creatinina urinária é a presença de creatinina na urina e indica a quantidade de creatinina que o rim consegue eliminar. A quantidade de creatinina na urina é avaliada em conjunto com a quantidade de creatinina no sangue, para confirmar se existe insuficiência renal.

Para que serve o Exame Clearance de Creatinina

O clearance de creatinina é um exame utilizado para avaliar a função dos rins que compara a concentração de creatinina no sangue com a concentração de creatinina na urina.

Geralmente, o clearance de creatinina é pedido pelo clínico geral quando o paciente apresenta excesso de creatinina no exame de sangue ou quando existe um número elevado de proteínas na urina.

Valores de referência de clearance de creatinina

Para fazer o teste de clearance de creatinina deve-se coletar a urina de 24 horas e fazer um exame de sangue nesse tempo, para que depois, em laboratório, seja feita a fórmula de clearance de creatinina que, além dos valores de creatinina, inclui o peso, idade e sexo do paciente. Os valores normais de clearance de creatinina são:
  • Crianças: 70 a 130 mL/min./1,73m2
  • Mulheres: 85 a 125 mL/min./1,73m2
  • Homens: 75 a 115 mL/min./1,73m2
Quando o indivíduo apresenta clearance de creatinina baixo pode indicar problemas renais, como insuficiência renal ou até insuficiência cardíaca.

Valores elevados do clearance de creatinina acontecem, geralmente, em grávidas, após a prática de atividade física ou mesmo depois de ingerir grandes quantidades de carne.



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo