Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

25 janeiro 2017

Marrom x branca: Entenda os dois tipos de gordura

O nosso organismo produz dois tipos de gordura: a marrom e a branca. E cada uma delas exerce uma função diferente no corpo.


Entendam quais são e por que uma delas é mais benéfica para a saúde, enquanto a outra deve ter sua quantidade controlada.

Os dois tipos de gordura presentes no organismo

As diferenças entre a gordura branca e marrom:

Gordura branca

A gordura branca é aquela que surge quando há um consumo em excesso de alimentos e pouca queima com exercícios e acumula no corpo. O seu tamanho varia de acordo com a quantidade de triglicerídeos no organismo. Esse tipo de gordura pode envolver todo o corpo, infiltrando em diversas partes do músculo, em órgãos e quase toda região subcutânea.

Ela tem como função proteger o corpo quando sofrem impactos, blindando os órgãos desse tipo de choque e possibilitando que os músculos funcionem de forma correta. Além disso, é um poderoso isolante térmico. No entanto, a gordura branca deve ser controlada, uma vez que não é saudável e pode ser responsável por causar doenças cardiovasculares, prejudicando a circulação.

Alguns alimentos podem ser aliados para a queima de gordura branca e assim auxiliar no emagrecimento. Um exemplo disso é o pimentão. Isso porque um estudo que foi realizado pela Universidade de Wyoming mostrou que a substância capsaicina estimula o metabolismo e ajuda o corpo a transformar a gordura branca em marrom. Outros alimentos que colaboram para essa queima são: iogurte grego, arroz castanho e melancia.

Gordura marrom

A gordura marrom é considerada boa, uma vez que exerce a função de produzir o calor para o corpo. Isso contribui para uma maior queima de calorias, estimulando a perda de peso. Esse tipo de gordura é mais presente em recém-nascidos e mamíferos que hibernam ou vivem em ambientes frios.

Em um homem adulto, a gordura marrom corresponde a cerca de 5% a 10% do tecido adiposo, estando presente principalmente na nuca, ombros, coluna vertebral, órgãos importantes e vasos sanguíneos. Quanto mais gordura marrom a pessoa possui, maior a facilidade para emagrecer ou manter o peso. 
Logo, pessoas obesas têm menos gordura marrom do que as magras. Pesquisas revelam ainda que homens possuem menos esse tipo de gordura do que as mulheres e idosos menos do que pessoas jovens.

A gordura marrom é ativada em dias frios, para que ela possa produzir calor e assim queimar a gordura branca. Por isso, praticar atividades físicas no frio é boa opção para quem deseja emagrecer. Além disso, consumir alimentos ricos em ômega 3 estimula essa gordura e também colabora a reduzir à branca.

Conhecer os tipos de gordura e suas funções ajudam a conhecer o seu próprio organismo e assim manter o seu corpo em bom funcionamento e mais saudável. 



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo