Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

21 janeiro 2017

Alimentos que causam alergia alimentar

É necessário ter atenção à alergia alimentar

Nem todo mundo pode consumir qualquer tipo de alimento.


Há algumas pessoas alérgicas a determinadas comidas e simples pedaços podem oferecer sérios danos ao organismo. 

A alergia alimentar ocorre após reação do sistema imunológico a alguns alimentos; na verdade a alergia é uma resposta normal do corpo a substâncias que podem ser nocivas. O grande problema é que o organismo de algumas pessoas rejeita alimentos que não causam doenças.

Identificar os alimentos que causam alergia é muito importante. São comuns, por desatenção, alguns dos alérgicos serem ingeridos. Por exemplo, a azeitona é um alimento que causa alergia. Se o prato de determinado restaurante tiver pequenas quantidades delas, pode ser perigoso. Atenção é fundamental.

Cada pessoa desenvolve um tipo de específico de alergia. Contudo é impreciso apontar o que deve ser evitado. Há, todavia, alimentos com potencial alérgico e é vital ter atenção ao consumo, pois podem provocar desde simples coceiras, vermelhidões, à falta de ar, vômitos, dores no abdômen, diarreia e em casos mais graves choque anafilático e até a morte.

Para evitar prejuízos à saúde, saibam quais são os alimentos que geralmente provocam alergias.

Ovo –  A alergia ao ovo é uma das mais conhecidas. Os alimentos contem proteínas na clara denominadas ovomucoide e ovalbumina capazes de provocar intolerância nos alérgicos e provocar inchaço na pele, insônia, dor de cabeça, manchas cutâneas, etc.

Frutos do mar – Sofrer de crises alérgicas com a ingestão de frutos do mar também é muito comum, e lagostas, caranguejos, ostras, camarão podem ser alimentos perigosos. Ao contrário da maior parte das alergias, a restrição alimentar aos frutos do mar geralmente é desenvolvido na fase adulta. Entre os principais sintomas deste tipo de crise alérgica estão irritações nos olhos, inchaço nos lábios e face, diarreia, náuseas e urticária.

Leite – Esta é a alergia mais comumente encontrada em crianças e em alguns casos pode ser reduzida ou eliminada com o passar dos anos. Quem tem intolerância à lactose não pode consumir derivados do leite, como requeijão, iogurte e queijo. Como o leite e seus derivados são alimentos ricos em cálcio – mineral de importância fundamental para a garantia da saúde óssea – quem é alérgico deverá incluir na alimentação vegetais e suplementos de cálcio, e utilizar estes substitutos na quantidade recomendada pelo nutricionista.

Os principais sintomas da alergia ao leite são: vômitos, cólicas, gases, urticária, sangue nas fezes, indigestão e erupções.

Amendoim – Eis um alimento com grande quantidade de proteínas e por essa razão provoca alergias em muitas pessoas. A alergia ao amendoim não é tão comum, mas pode provocar coceira, indigestão, e forte contração das vias respiratórias.

Chocolate – A alergia ao chocolate também é incomum, mas algumas pessoas têm hipersensibilidade aos ingredientes do alimento. As crises alérgicas ao chocolate têm como principais sintomas: urticária, erupções, dores estomacais, e coceira na pele.

Existem tratamentos para a alergia alimentar?

Ainda não existe formas específicas de prevenir a alergia alimentar, mas  por intermédio de tratamentos pontuais é possível atenuar os sintomas dos processos alérgicos que ocorrem após a alimentação. Como fora explicado, cada pessoa tem determinado tipo de alergia, então as primeiras providências que devem ser tomadas após a constatação de algum sintoma é procurar o médico. Se os sintomas forem mais graves é ideal procurar o pronto socorro para atendimento de urgência.

Na avaliação clínica o especialista irá identificar o tipo de alergia, recomendar a suspensão de determinados alimentos, e a substituição por outros. Em alguns casos são recomendados medicamentos específicos para o tratamento de alergias. Lembre-se: todos os remédios só podem ser comprados com receita médica e para que exista o efeito correto, eles devem ser utilizados no período informado pelo médico.



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo