Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

30 dezembro 2016

O que é e como identificar a Osteopenia

A osteopenia consiste na perda precoce de densidade óssea que torna os ossos mais fracos.

Por isso, se não for tratada de forma adequada, a osteopenia pode virar osteoporose, que é um problema mais grave no qual os ossos estão muito fracos e podem partir com pequenas pancadas.

Geralmente, os minerais dos ossos, como o cálcio, vão aumentando até por volta dos 30 anos, porém, após essa idade os ossos vão se tornando cada vez, sendo recomendado aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como os presentes na lista da nossa nutricionista.


Como diagnosticar

Para saber se existe risco de desenvolver osteopenia é aconselhado fazer um exame que avalia a densidade dos ossos, conhecido como Densitometria óssea. Este exame é semelhante a um raio X e, por isso, não provoca qualquer dor ou incômodo e a única preparação necessária consiste em evitar tomar suplementos de cálcio nas 24 horas anteriores.

Os resultados deste exame podem ser:

Significado
Resultado do exame
Densidade normal
Superior a - 1
Osteopenia
Entre -1 e -2,5
Osteoporose
Inferior a - 2,5

Este exame deve ser feito todos os anos por mulheres com mais de 65 anos e homens com mais de 70 anos, pois a osteopenia não apresenta nenhum tipo de sintoma e, dessa forma, pode evoluir facilmente para osteoporose se não for identificada e tratada.

Quem tem maior risco

A Osteopenia é mais comum em pessoas com fatores de risco como:
  • Ter uma dieta pobre em alimentos com cálcio;
  • Ser fumante;
  • Não praticar atividade física regular;
  • Ter histórico familiar de osteoporose;
  • Desenvolver menopausa precoce.
Além disso, todas as mulheres apresentam uma perda mais acentuada de cálcio dos ossos e, por isso, têm maiores chances de desenvolver osteopenia.

Como evitar a osteoporose

O tratamento para osteopenia deve ser iniciado rapidamente para evitar o desenvolvimento de osteoporose, sendo importante alterar hábitos de vida como fazer atividade física regular e ingerir alimentos ricos em cálcio. Conheça outras dicas para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose vendo esse vídeo:


Além desses alimentos, também é importante ingerir mais vitamina D, pois é a substância que permite aos ossos absorver a quantidade de cálcio necessária.




←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo