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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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07 dezembro 2016

Dor no quadril

As dores no quadril podem surgir em pessoas muito ativas ou não

As dores no quadril são evidentes em quem pratica exercícios físicos, tem uma rotina agitada entre atividades cotidianas – trabalho, aulas, idas ao banco, etc. – ou mesmo em pessoas sedentárias. Então, ninguém está imune a elas. 

É claro que em muitos casos os incômodos podem ser simples e passageiros e surgirem por problemas na postura, ficar muito tempo em uma posição só, ou mesmo pelo excesso de movimento.

Quando as dores são duradouras, muito intensas e até mesmo incapacitam movimentos simples, é de importância decisiva consultar o ortopedista, para que se avalie o quadro clínico do paciente em pormenores e indique os melhores remédios e tratamentos.

É importante frisar que em muitos casos as dores sentidas no quadril se estendem para outras partes do corpo como virilha ou coxa.  Dizem por aí que informação é o melhor remédio, o que não deixa de ser correto, pois – no caso de problema de saúde – apenas com conhecimento é possível garantir medidas de prevenção. 

Dessa forma, saibam quais são os principais motivos que levam muita gente a sentir essas chatíssimas dores.

Compressão do nervo ciático – O nervo ciático é o maior do corpo e se estende do quadril até o dedão do pé. Quando a dor no quadril se irradia pela perna é uma favorável indicação de compressão nesse nervo.

Bursite – A bursite é uma inflamação nas bursas que compromete diretamente o movimento de membros superiores e inferiores. A doença geralmente é causada por impactos ou com o movimento intenso de partes do corpo.

Esportistas que utilizam com ênfase a região das pernas e do quadril em suas atividades: jogadores e futebol, de vôlei, tênis, basquete ou mesmo quem dança com muita frequencia, tem mais chances de desenvolver essa inflamação.

Lesão muscular – As lesões musculares são causadas por excesso de exercícios físicos, ou movimentos que sobrecarregam a região do quadril. Quando há exagero no levantamento de pesos na academia, é muito mais fácil lesionar essa região do corpo.

Geralmente o maior indicador de que há uma lesão é a constatação de dor ao correr, ou mesmo em caminhadas.

Gravidez – O hormônio relaxina, que auxilia no alargamento do colo do útero no período da gravidez, é responsável por dores no quadril em praticamente metade das gestantes.

Luxação – Se após pancadas fortes – acidentes de carro, atropelamento, quedas de bicicleta, de moto etc. – as dores incapacitarem qualquer movimento há grandes possibilidades de luxação na região do quadril.

Artrose – A artrose na região do quadril é uma doença degenerativa que ocorre com o avançar da idade e se dá após o desgaste da cartilagem.

Outras causas para as dores no quadril
  • Osteoporose
  • Reumatismo
  • Tendinite
  • Câncer nos ossos
  • Gota
Formas de aliviar e prevenir as dores

É claro que a origem das dores varia. E em alguns casos são constatados problemas mais sérios, que deverão ser tratados com o uso de medicamentos, fisioterapia e até mesmo cirurgias. 

De todo modo, a garantia da prevenção e até mesmo a adoção de práticas inteligentes e simples para o alivio de incômodos pode ser feito no cotidiano mesmo.
  • Começou na academia? Não exagera na carga: é normal querer ficar forte e conquistar o corpo dos sonhos ao se matricular em uma academia, mas tenha em mente: você não irá atingir os resultados de uma hora para outra, malhe com cautela e respeite os limites do seu corpo e aumente a carga e a intensidade dos exercícios pouco a pouco e com o aval do personal trainer.
  • Use calçados corretos em corridas: O impacto com o chão causa grande estresse nas articulações, portanto, para se prevenir de dores, utilize bons calçados.
  • Doeu? Coloque compressas de gelo: Dores musculares são normais, para aliviá-las, coloque uma compressa de gelo – em bolsas especiais ou em uma toalha – por cerca de 30 minutos, 3 vezes ao dia.
Fonte: http://www.saudemedicina.com/dor-no-quadril/


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