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09 dezembro 2016

Cinco alimentos para estimular a memória e a concentração

Cinco alimentos que podem melhorar desempenho de funções básicas do seu cérebro

Já são muito difundidos os benefícios de nos alimentarmos de forma adequada para suprirmos as necessidades do nosso organismo e mantê-lo saudável. 

Entre as regras básicas, estão: aumentar o consumo de frutas, vegetais, legumes, sementes, peixes e carnes magras e reduzir a ingestão de alimentos processados, com altas taxas de gorduras, açúcar e sal.

Mas para, além disso, existe um grupo de alimentos que pode contribuir para melhorar a concentração e a capacidade e o estímulo da memória. Que tal incluí-los na sua alimentação diária e deixar seu cérebro tinindo? Vamos a eles:

1. Blueberries (Mirtilos)

Com alta função antioxidante e ricos em vitamina C, os blueberries têm sido usados em diversos estudos para combater a perda de memória de curto prazo. Alimentar-se da fruta contribui para a coordenação e equilíbrio, entre outros benefícios. Você pode prepará-lo para fazer sucos ou smothies ou ingeri-los como fruta em seu formato normal.

2. Óleo de peixe

Espécies de peixes como salmão, cavala, arenque e sardinha são riscos em ômega 3. Essa substância é essencial para o desenvolvimento e manutenção do tecido cerebral. Para uma dieta equilibrada, certos nutricionistas recomendam duas porções de peixes ricos em ômega 3 por dia.  No entanto, é sempre bom estar atento aos problemas relacionados aos micro plásticos.

3. Abacate

Embora a fruta apresente taxas altas de gordura o tipo de gordura é saudável, essa que também é encontrada em azeite de oliva, em sementes de linhaça, gergelim e girassol e em frutos oleaginosos como: castanha, nozes e amêndoas. Sua gordura monoinsaturada contribui para o aumento do bom colesterol (HDL-colesterol) e para redução do colesterol ruim (LDL-colesterol). O abacate apresenta benefícios para facilitar o fluxo de sangue para o cérebro. Esse processo, por sua vez, é responsável por manter a mente em alerta e o foco na concentração de atividades do dia a dia, e pode também ajudar a reduzir a pressão sanguínea geral no corpo. 

4. Sementes de abóbora

Outro alimento rico em ômega 3 e zinco. As sementes são perfeitas para quem é vegetariano (principalmente os que não consomem peixes). As sementes contribuem na manutenção da parte do cérebro que equilibra a função sensorial. Podem ser consumidas em lanches, saladas e até mesmo junto com o mingau de aveia no café da manhã.

5. Chocolates

Um dos alimentos preferidos mundialmente. O "verdadeiro" chocolate é o feito com leite, tem cor escura e uma pequena porcentagem de sólidos de cacau. Consumir pequenos pedaços desse chocolate te ajudará a fornecer antioxidantes e melhorar a sua memória. Alimentando-se todos os dias de pequenas porções de chocolate (consulte seu nutricionista) poderá melhorar funções motoras e agilizar velocidade de reação.



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