Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

14 dezembro 2016

A cevada ajuda a melhorar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o apetite

Um estudo recente da Universidade de Lund, na Suécia, mostra que a cevada pode melhorar rapidamente a saúde das pessoas, reduzindo os níveis de açúcar no sangue e o risco de diabetes.

O segredo está na mistura especial de fibras dietéticas encontradas na cevada, o que também pode ajudar a reduzir o apetite e o risco de doenças cardiovasculares.

“É surpreendente e promissor que a escolha de uma combinação certa de fibras dietéticas pode – em um curto período de tempo – gerar notáveis benefícios para a saúde”, diz Anne Nilsson, professora associada do Centro de Ciências do Alimento para a Saúde, e uma das pesquisadoras por trás do estudo.

O estudo foi realizado com participantes de meia-idade saudáveis que foram convidados a comer pão, em grande parte feita de grãos de cevada, durante três dias – no café da manhã, almoço e jantar. Cerca de 11 a 14 horas depois de sua última refeição do dia, os participantes foram analisados para os indicadores de risco de diabetes e doença cardiovascular.

Os pesquisadores descobriram que o metabolismo dos participantes melhorou por até 14 horas, com benefícios adicionais, tais como uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue e insulina, aumento da sensibilidade à insulina, e melhor controle do apetite. Os efeitos surgem quando a mistura especial de fibras dietéticas no grão da cevada atinge o intestino, estimulando o crescimento de bactérias boas e a liberação de hormônios importantes.

“Depois de comer o pão feito de grãos de cevada, observamos um aumento de hormônios intestinais que regulam o metabolismo e o apetite, e um aumento de um hormônio que ajuda a reduzir a inflamação crônica de baixo grau. Com o tempo, isso poderia ajudar a prevenir a ocorrência da doença cardiovascular e diabetes”, relata Anne Nilsson.

Em um estudo relacionado anterior realizado com uma equipe da Universidade de Gotemburgo, Suécia, pesquisadores também descobriram que as fibras dietéticas do grão de cevada geram um aumento de bactérias intestinais Prevotella copri, que têm um efeito regulador direto nos níveis de açúcar no sangue e ajudam a diminuir a proporção de um tipo de bactérias do intestino considerado insalubre.

Os efeitos da cevada são influenciados pela composição da microbiota intestinal do indivíduo, ou seja, pessoas com baixas concentrações de bactérias Prevotella copri sentiram menos efeitos a partir da ingestão de produtos de cevada. Comer mais cevada poderia, no entanto, ajudar a estimular o crescimento das bactérias.

Os resultados são oportunos, pois as taxas de obesidade e diabetes tipo 2 têm aumentado significativamente nos últimos anos. Os investigadores esperam que mais conhecimento sobre o impacto das fibras dietéticas específicas na saúde das pessoas venha a promover maior venda de produtos alimentares saudáveis. Aqui no caso em questão, que mais pessoas utilizem a cevada em refeições, por exemplo, em saladas, sopas, ensopados, ou como uma alternativa ao arroz ou batatas.

* O pão utilizado no estudo foi feito com 85% de grãos de cevada, que foram cozidos e misturados com farinha de trigo. Se você quiser reduzir a quantidade de grãos de cevada, substitua um pouco deles com outros grãos integrais.

O estudo foi realizado e financiado através do Antidiabetic Food Centre (AFC). AFC é um Centro de Excelência Vinn na Investigação e Inovação da Universidade de Lund com foco na prevenção do diabetes tipo 2 através de conceitos alimentares inovadores.





←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo