Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

09 novembro 2016

Dores nas articulações

As articulações do corpo humano fazem parte de um sistema denominado sistema articular. Elas são as grandes responsáveis por conectar os ossos do esqueleto a outros ossos ou a cartilagens, permitindo a realização dos movimentos que fazemos no dia a dia.

A cartilagem articular é um tecido conjuntivo de aspecto elástico, já os ligamentos são estruturas de aspecto fibroso. A cápsula articular é uma membrana fibrosa e a membrana sinovial é uma bolsinha repleta de líquido sinovial. Por fim, os meniscos são as estruturas de articulação presente nos joelhos.

As articulações são classificadas de acordo com o tipo de ligação da qual elas fazem parte. Desta forma, elas podem ser classificadas em sinartrose, anfiartrose e diartrose. Dependendo do local acometido certos sintomas podem ser desencadeados.

Tipos de ligação

As sinartroses são articulações fibrosas que ligam um osso a outro osso. Elas são inflexíveis e localizadas em locais como entre os dentes e o maxilar e a tíbia e a fíbula. Já anfiartroses são articulações cartilaginosas e flexíveis. São as articulações que têm cartilagens entre os ossos e, com isto, permitem movimentos sem que haja desgaste excessivo. As cartilagens destas articulações facilitam o deslizar de um osso sobre o outro dependendo do movimento do corpo.

Por fim, as diartroses são articulações que ficam entre a pele e os ossos. Elas também são flexíveis e sinoviais, pois possuem bolsas com líquido sinovial. Estas bolsas têm como função principal evitar desgastes devido a atritos como, por exemplo, no caso dos ombros e dos joelhos.

Artrite e artrose

As dores nas articulações estão geralmente envolvidas com a artrite e a artrose. A artrite é uma condição especialmente relacionada ao excesso de peso, a repetição de movimentos, a lesões e à idade avançada. Os sintomas da artrite são vermelhidão local, inchaço e dores constantes que levam à dificuldade de realizar movimentos. A artrite pode ser reumatoide, gotosa, osteoartrite, psoriática, séptica, entre outras.

Já a artrose, ou osteoartrite, é uma condição crônica que afeta as cartilagens do corpo e os ossos. É uma doença mais comum de acometer as mãos, os joelhos, os pés, os ombros, os punhos e os cotovelos. A artrose é um tipo de artrite degenerativa que geralmente afeta pessoas obesas, com idade avançada e que realizem trabalhos repetitivos. É uma condição mais frequente entre mulheres do que entre homens.

Dores nas articulações – o que pode ser?

Algumas das causas que levam a dores nas articulações já foram acima mencionadas. A idade avançada, a repetição de movimentos por muito tempo, lesões e excesso de peso são algumas delas.

Dores nas articulações podem também ser ocasionadas por outras doenças e, dependendo da condição, a dor pode ser bastante intensa. A artrite reumatoide, um tipo de artrite, é uma doença do tipo autoimune que provoca rigidez, dor e inflamação nas articulações. Já a osteoartrite é relacionada ao crescimento de osteófitos e à degeneração da cartilagem de alguma das articulações. Esta é a mais comum causa de dor articular em adultos com idade superior aos 45 anos.

A inflamação das bolsas com líquido sinovial pode também levar ao desenvolvimento de dores nas articulações. A inflamação destas bolsas é popularmente conhecida como bursite. Outras situações que podem ocasionar dores nas articulações são tendinite, osteomielite, rubéola, febre reumática, catapora, gripe, sarampo, parvovirose, infecções, hepatites e doenças autoimunes, por exemplo.



Cuidados

Para evitar dores nas articulações e para auxiliar o tratamento desta condição, uma das principais medidas é evitar o excesso de peso. Portanto, é fundamental ter atenção ao que se como e aos hábitos de vida, de forma a evitar o acúmulo de gordura e de evitar o sobrepeso nas articulações.

Além disto, é importante ficar atento aos sintomas, especialmente depois dos 45 anos de idade, principalmente as mulheres. Aplicar calor, gelo e usar certos medicamentos podem melhorar muito a qualidade de vida de quem sofre de alguma atrite ou artrose, portanto, não deixe de consular um médico.

Evitar movimentos repetitivos e ficar muito tempo sentado são também medidas importantes para quem quer tratar as dores nas articulações e até mesmo evitar o surgimento das mesmas. O hábito de fumar é muito ruim nestas condições, pois a fumaça diminui a massa óssea, o que enfraquece as articulações. Outra medida importante é evitar usar salto alto, assim como dar descanso aos pés com certa frequência e realizar massagens tanto nos pés com em outras articulações do corpo.

Por fim, é muito importante que todas as pessoas adquiram o hábito de fazer alongamentos. Alongamentos básicos são fundamentais para a saúde das articulações e para manter o corpo flexível e forte, portanto, dê uma pausa no dia para fazer suaves movimentos de alongamento.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo