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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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22 novembro 2016

10 maneiras de aliviar as dores da artrite reumatóide

Dicas simples para evitar as crises dolorosas e inflamações da artrite reumatóide.

Existem muitos medicamentos para a artrite reumatoide, mas crises dolorosas ainda podem ser recorrentes. A boa notícia é que existem muitas coisas que você pode fazer para reduzir, e até mesmo evitar, a dor.

“A artrite reumatóide é algo que interfere no dia a dia, por isso, você quer encontrar maneiras de realizar atividades e ao mesmo tempo proteger as articulações e respeitar o seu corpo”, diz Rhonda Reininger, diretor associado da fisioterapia e do departamento de terapia ocupacional na NYU Hospital de Doenças Comuns.

Aqui estão 10 técnicas para ajudar a aliviar a dor da artrite reumatoide.

Proteja suas articulações

A principal coisa que Reininger ensina os pacientes a fazer é proteger as articulações, mesmo que elas estejam atualmente livres de sintomas.

Você deve sempre estar pensando em suas articulações, mesmo ao fazer pequenas tarefas, diz ela.

Em vez de levantar uma panela pesada, deslize-a sobre o balcão; use um ombro para abrir uma porta em vez da sua mão; e segure os livros na palma de suas mãos, e não com os dedos.

Faça exercícios físicos

O exercício pode ser uma dica chave para evitar a dor articular. Também pode te dar mais energia e melhorar o seu humor.

Caminhadas, ciclismo, natação e levantamento de peso leve realizado por três vezes na semana durante 30 minutos podem trazer benefícios, mas verifique com seu médico para se certificar de que são indicados para você.

Reininger recomenda evitar pesos pesados ​​e começar com períodos curtos de exercício até que você saiba como um treino reflete no seu corpo. Se você sentir dor por mais de uma hora depois de terminar, você deve estar exagerando.

Outras dicas: não se exercita quando as articulações estão inflamadas; faça uma pausa se você sentir dor; realize posições alternadas periodicamente ao executar tarefas como jardinagem ou culinária.

Alongue-se

Supondo que você esteja livre de dor, Reininger diz que você deve tentar alongar todas as suas articulações todos os dias, se isso não te causar dor.

Um fisioterapeuta ou outro médico pode ajudar a adaptar um programa de alongamento para suas necessidades.

Pessoas com artrite reumatóide tendem a se sentir mais resistentes durante a manhã do que em outros momentos do dia, assim que tomar um banho para aquecer as articulações, e depois alongar pode ajudar a se soltar mais no restante do dia, Reininger aconselha.

Descanse

Descansar o suficiente é importante.

Realizar uma pausa pode ajudar a relaxar a mente, aliviar a dor nas articulações, e ajudar a reduzir a fadiga que é frequentemente associada com a doença.

Então, quanto você precisa? “O descanso é pessoal, depende de tolerância de uma pessoa”, diz Reininger. No entanto, evite o excesso de descanso. Um estilo de vida sedentário pode ser prejudicial, assim que intercale períodos de descanso com atividade.

Tome um banho ou ducha quente

O calor umido proporciona alívio da dor da artrite reumatóide, de acordo com Reininger.

Ela recomenda tomar um banho quente de banheira, chuveiro ou de imersão nas mãos em água morna.

Além disso, almofada de aquecimento úmida, disponível na maioria das farmácias, pode ser aplicada de 10 a 15 minutos à uma hora para proporcionar alívio temporário da dor.

Tente cera quente

Se você tem dor nas articulações das mãos e pés, um banho de cera quente pode aliviar a inflamação. (Esta é uma técnica clássica usada para lesões relacionadas com esportes).

Reininger diz que isso pode funcionar melhor do que uma almofada de aquecimento, porque, assim como na imersão de um banho de água quente, o calor atua completamente ao redor dos dedos.

Esses banhos de cera quente, que Reininger comenta que alguns pacientes preferem, podem ser encontrados em lojas online ou em farmácias.

Use uma bengala

Muita gente acha que usar bengala significa deficiência, mas se ela pode ajudar a reduzir a dor nas articulações, quem se importa?

Bengalas são fáceis de encontrar e usar e pode diminuir até 20% do seu peso corporal das suas pernas, quadris e tornozelos, ajudando a evitar as crises dolorosas da artrite reumatóide.

Perder peso

Estar acima do peso pode causar estresse excessivo e afetar as articulações que suportam peso, como os joelhos, costas e quadris, diz Reininger.

Estudos têm mostrado que o tecido adiposo pode produzir substâncias químicas que podem aumentar a inflamação, por isso pacientes com artrite reumatoide devem evitar ficar acima do peso.

Use ferramentas especiais

Certos tipos de equipamento podem ajudar a tornar as tarefas diárias menos dolorosas. Canetas, facas, abridores de lata, zíper e produtos adicionais estão disponíveis para ajudar a proteger as articulações, diz Reininger.

A boa notícia sobre adquirir tais equipamentos é que você nem sempre tem que buscar em lojas especializadas.

Muitas ferramentas são projetadas simplesmente para tornar sua vida mais fácil na cozinha, como ferramentas com alças grandes e ergonômicas, abridores de lata, e uma gaveta que desliza.

Planeje cuidadosamente

É difícil dizer quando pode ocorrer uma crise, fazendo com que suas articulações se tornem rígidas e inchadas, ou quando você vai exagerar no exercício.

Isso porque você não consegue prever esses eventos, por isso, é uma boa ideia estar preparado e se antecipar aos problemas antes que eles surjam. Reininger conta que você deve ter certeza que consegue terminar qualquer atividade antes de você começar.

Divida tarefas em partes – plante um jardim em um dia e outro em outro dia ao invés de fazer tudo de uma vez. E referente aos exercícios, não é necessário fazer 30 minutos de uma vez só, tente dividir em três sessões de 10 minutos ao longo do dia.



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