Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

07 outubro 2016

A Homeopatia funciona mesmo, ou é efeito psicológico?

Apesar de ter se tornado mais popular há muito tempo, ainda é comum encontrar pessoas com dúvidas se a homeopatia funciona mesmo ou não.



Esta é uma duvida frequente de muitas pessoas sobre a homeopatia: como podem “bolinhas” ou gotinhas tão pequenas curar doenças sérias? Será que a homeopatia funciona só pelo efeito psicológico ou o chamado efeito placebo (que é quando a pessoa melhora por tanta fé que tem no tratamento)? 
Será que a melhora com medicamentos homeopáticos é por isso?

Respondo, com certeza absoluta, que não é efeito psicológico o que a homeopatia faz! Vou explicar por que. A maioria dos pacientes do meu consultório chega sem acreditar realmente na homeopatia. Em grande parte, os pacientes que me procuram vêm de longos tratamentos com “grandes comprimidos e injeções”, sem terem tidos melhoras.

Ou seja, já chegam com certa desconfiança se a homeopatia funciona ou não, geralmente com um pensamento em comum: “não acredito em homeopatia, mas já que não melhorei com nada deixa tentar esse tratamento”.

Por isso, ao verem as pequenas doses dos medicamentos homeopáticos, imaginam que aqueles glóbulos pequenos não serão capazes de curar a doença.

Uma grande parte dos pacientes que procuram a homeopatia faz isso por já ter tentado algum tratamento com outros especialistas, sem terem alcançado melhora desejada. Assim, geralmente vão para este novo tratamento por indicação de algum conhecido, geralmente com o discurso “já que mal não vai fazer não custa tentar”.

Então, como saber se a homeopatia funciona?

Mesmo com essa minha explicação os mais céticos ainda podem pensar: “esses pacientes melhoraram porque o medico foi mais atencioso com eles”. Para estes eu dou o que chamo de “a prova de eficácia real da homeopatia”. Muitos de meus pacientes têm menos de um ano de idade, alguns recém-nascidos. Como explicar uma melhora em crianças ou recém-nascidos por efeito placebo?

Outra prova de que a homeopatia funciona é que ela esta sendo usada com grande sucesso na veterinária, tanto em pequenos animais domésticos quanto em grandes rebanhos em fazendas. Dá para imaginar efeito psicológico ou placebo em uma vaca?

Por isso podemos dizer: a homeopatia funciona sim! E não é necessário “acreditar” nela para ter uma melhora com o tratamento homeopático.

Não é o tamanho ou quantidade de medicamento que vai promover a cura, mas sim a qualidade e força desse medicamento. E a homeopatia, com suas pequenas doses ultra diluídas, é capaz de promover um reequilíbrio do organismo a nível físico e mental. A homeopatia em vez de atacar os efeitos da doença (os sintomas), ela estimula as forças curativas do próprio organismo.



Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? 

Médico homeopata desde 1991, atuando com homeopatia em consultório particular e posto público de saúde.



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo