Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

14 setembro 2016

Sinusite Bacteriana: sintomas, causas e tratamento

Quando caem as temperaturas e o ar fica mais seco, o número de casos de sinusite bacteriana aumenta consideravelmente.

Os consultórios médicos recebem inúmeras queixas de adultos e em especial crianças, ambos atacados pela doença. Saiba mais sobre a sinusite bacteriana.

O que é a sinusite bacteriana?

Normalmente, a sinusite é causada por infecções virais. A sinusite bacteriana é um tipo de sinusite causada por bactérias. Ela é uma inflamação na via nasal geralmente resultado de doenças como gripes, resfriados ou crises alérgicas. 

Após sofrerem com algumas dessas doenças ou sendo infectado por alguma bactéria, às mucosas nasais ficam sensíveis à proliferação de bactérias e se infeccionam. 

Os sintomas provocados pela sinusite bacteriana são os mesmos identificados nos outros tipos de sinusite, por isso não é evidente sua identificação inicial. 

Contudo, assim que detectado um quadro de sinusite, busque auxilio médico para receber o tratamento adequado e dessa forma evitar possíveis complicações no quadro clínico.

Causas da sinusite bacteriana

A principal causa identificada da sinusite bacteriana é a proliferação de bactérias nos seios nasais. Com isso, se instala um quadro de produção de secreções nessas áreas e as fossas respiratórias são inflamadas. Veja um pouco mais sobre o assunto na ilustração abaixo:


Sintomas da sinusite bacteriana

Como já foi dito, a sinusite bacteriana manifesta sintomas comuns de qualquer outro tipo de sinusite. São eles: dor de cabeça, febre, dor nos ossos do rosto, espirro, tosse seca, coriza frequente, secreções amareladas no nariz, dificuldade para respirar, coceira nos olhos, olhos lacrimejantes e avermelhados, tontura, congestionamento nasal, cansaço, rinite, mau hálito e mal cheio no nariz.

É importante ressaltar que a sinusite bacteriana tem uma maior complicação desses sintomas em relação à sinusite comum. Os sintomas simples podem piorar ao longo de 5 dias ou não se curarem mesmo após 10 dias. Nesse caso, é identificada a infecção por bactérias e deve ser começado o tratamento.

Tratamento para a sinusite bacteriana

Por se tratar de uma infecção causada por bactérias, o principal tratamento utilizado pelos médicos nos quadros de sinusite bacteriana é a ministração de antibióticos. Em alguns casos, as bactérias podem ser resistentes aos antibióticos e o tratamento fica mais complicado. O tratamento nunca deve ser interrompido antes do final, mesmo que haja a melhora dos sintomas.

Para aliviar os sintomas ao longo do tratamento, o paciente deve tentar descongestionar as vias nasais por meios de atitudes simples. A lavagem das narinas com descongestionantes ou soro fisiológico se mostra bastante eficaz. 

Ocasionalmente, também pode ser usado nebulizador ou qualquer tratamento com vapores para amolecerem os mucos.




←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo