Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

06 setembro 2016

Setembro Verde: Mês de prevenção do câncer de intestino

Um novo mês chegou e, com ele, a campanha “Setembro Verde”, ação que busca a conscientização para a prevenção do câncer de intestino.

Essa é a segunda edição da campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

A importância da campanha Setembro Verde
Segundo estimativas do Inca – Instituto Nacional do Câncer – apenas neste ano surgirão 17.620 novos casos de câncer de cólon e reto em mulheres e 16.660 em homens. 

Esse tipo de câncer só perde para o de mama entre os mais frequentes na mulher, enquanto nos homens é o terceiro mais comum, ficando atrás do câncer de próstata e de pulmão.

Para detectar a doença, é recomendado fazer o exame de colonoscopia a partir dos 50 anos, para quem não tem histórico na família e a partir de 40 anos para quando há histórico de casos de câncer colorretal e pólipos. O médico será responsável por indicar de quanto em quanto tempo o exame deverá ser refeito.

Esse tipo de câncer surge a partir de uma pequena verruga localizada na mucosa do intestino. Ela demora anos para desenvolver e, por essa razão, seu diagnóstico pode ser feito antes que se torne maligno.

Em seu estágio inicial, o câncer de intestino não apresenta sintomas. No entanto, quando está avançado, ele causa perda de sangue nas fezes, dor abdominal, massa abdominal palpável, alteração do ritmo intestinal, emagrecimento, náuseas, vômitos e anemia.

O tratamento deste tipo de câncer é feito por cirurgia, podendo ser via convencional ou laparoscópica. Assim, é realizada a remoção da parte afetada e dos gânglios linfáticos (linfonodos). 

Se o tumor estiver em um grau mais avançado, pode haver ainda a necessidade da realização de sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgia para realização de um estoma (orifício na parede abdominal).

Como prevenir o câncer de intestino
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Fábio Guilherme Campos, o câncer colorretal está ligado diretamente a um estilo de vida não-saudável. 

Quem consome muita carne vermelha e processada e, por outro lado, não ingere frutas, legumes e verduras, aumenta suas chances de contrair a doença. Outros fatores de risco são obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

Para prevenir o câncer de intestino basta adotar alguns hábitos saudáveis como parte da sua rotina diária, como: ingestão de fibras (25 a 30g por dia), frutas e verduras, peixes (duas a três vezes por semana). 

Além disso, deve-se reduzir o consumo de gordura (principalmente as de origem animal como carne vermelha e queijos), passar a praticar regularmente exercícios físicos e cortar o consumo de tabagismo e a muita ingestão álcool.

Há alimentos que ajudam na prevenção da doença, como curry, gengibre, pimenta negra, ginseng, açafrão, berberina (presente em raízes e cascas de plantas medicinais e alguns tipos de uva), cogumelos, vinho tinto, soja e alimentos probióticos.

Se você tem mais de 50 anos, não deixe de procurar o seu médico e faça o exame preventivo. E não deixe de acompanhar o nosso Guia do Câncer.



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo