Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

26 setembro 2016

Homeopatia e o equilíbrio do organismo: descascando a cebola

Na prática da homeopatia acredita-se em uma relação entre as doenças que nos acometem. Saiba como esta técnica pode ajudar no equilíbrio do organismo.

A homeopatia tem como principio que o organismo humano funciona o tempo todo totalmente interligado entre todos seus órgãos e sistemas, assim como a mente e as emoções, interagindo interruptamente nesse conjunto. Aprendemos na escola a estudar cada parte do organismo separadamente, como se o corpo e a mente fossem separados e sem conexão um com outro. Mas, na realidade, é um conjunto inter-relacionado e inseparável.

Outro principio da homeopatia é de que as doenças surgem não somente por uma causa externa, mas primeiramente por um desequilíbrio interno do organismo. Quando algo nos desequilibre, por exemplo, um excesso de frio, noites mal dormidas, alta ingestão de sal, uma emoção forte como uma perda de um ente querido etc., a primeira coisa que o organismo faz é tentar se re-equilibrar.

Na busca pelo equilíbrio do organismo no caso do frio vamos reagir com calafrios e contrações musculares para tentar produzir mais calor no corpo. Para uma emoção forte vamos talvez ficar mais introspectivos, como uma tentativa de nossa mente para elaborar essa emoção. Se não conseguimos fazer esse reequilíbrio, o organismo vai se desequilibrar e vamos começar a apresentar sintomas. O organismo sempre irá tentar manifestar esse desequilíbrio nas partes menos importante hierarquicamente do corpo.

A homeopatia e o equilíbrio do organismo

Na homeopatia acredita-se que as doenças surgem e desaparecem seguindo essa hierarquia de importância do organismo. Ao tratar crianças com bronquite notamos que, na medida em que a doença vai sendo curada, surgem problemas de pele, como um eczema por exemplo. Para um alopata, essa criança estava doente do pulmão e agora ela se curou e surgiu uma doença na pele.

Para nós, homeopatas, acreditamos que as duas doenças têm uma relação direta. O organismo estava em desequilíbrio, manifestando primeiro uma doença no pulmão. Na medida em que ele se re-equilibrou um pouco, ele “colocou para fora” a doença na pele. Conforme vamos re-equilibrando o organismo dessa criança, ele mesmo conseguiu transferir a doença de um órgão mais importante (pulmão), para um órgão menos importante para a sobrevida, a pele. Com a sequência do tratamento a pele também ira melhorar.

Vejo esse exemplo ocorrendo ao contrario também. Recentemente recebi um paciente que “melhorou” seu eczema de pele com corticoides e um mês depois começou a apresentar uma asma. Não acreditamos, na homeopatia, que isso é uma coincidência, ou que ele tinha uma doença de pele e agora tem outra doença no pulmão. Chamamos isso de supressão, que é quando ao “melhorar” um sintoma, tempo depois surge outro mais grave.

Outro caso de re-equilíbrio do organismo

Hoje recebi o retorno de um paciente que esta tratando comigo de uma síndrome de pânico. Ele relatou que já no primeiro mês teve uma melhora surpreendente, não tendo tido mais as crises de desespero e pânico que vinha tendo. Mas também relatou algo que achei interessante. Ele disse que uma noite, uns dias após ter tomado a dose homeopática, estava numa palestra e de repente se apoderou dele um medo claustrofóbico que ele teve que se controlar para não se desesperar.

Ele disse que aos poucos foi se acalmando e teve uma lembrança de quando era criança e sua mãe o trancou num armário de castigo, coisa que ele nunca tinha relembrado. Após esse dia ele nunca mais teve outra crise de pânico. Isso mostra como muitas vezes o organismo para se curar tem que exteriorizar algo, seja no aspecto físico ou psíquico.

Por isso que às vezes brincamos dizendo que o tratamento homeopático é com ir tirando as camadas de cascas de uma cebola. Nele vamos tratando por camadas o ser humano, sempre com essa visão de que o ser humano é um conjunto corpo/alma inseparável, por isso a necessidade de se buscar sempre manter o equilíbrio do organismo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele?



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo