Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

25 setembro 2016

Homeopatia: corpo e mente com algo inseparável

Um dos princípios nucleares da homeopatia é de que o ser humano é um conjunto de corpo e mente inseparável.
 
Isso quer dizer que cada parte do nosso organismo influencia o restante, por exemplo, uma psoríase de pele tem haver com o nosso estado mental, ou uma emoção forte influencia nosso corpo, e um estado gripal influencia nossa mente, nosso modo de pensar. O tempo todo nosso estado mental/emocional esta influenciando nossos neurotransmissores e hormônios que por sua vez vão influenciar para a saúde ou doença do nosso corpo.

Esses dias saiu uma publicação cientifica na Inglaterra comprovando cientificamente que um “coração partido” pode causar um rompimento cardíaco. Acredito que todos já escutaram falar de casos como de quando um par do casal morre, logo em seguida o outro acaba falecendo também. Popularmente se dizia “morreu de tristeza”. Mas era algo que a ciência não conseguia explicar. Mas agora se conseguiu explicar cientificamente que quando alguém sofre um pesar muito grande isso pode fazer com que o corpo libere grandes quantidades de hormônios cardiopatológicos, provocando a morte.

Se for verdade então essa relação entre corpo e mente, porque quando ficamos doentes olhamos tanto para nosso corpo e esquecemos como estão nossas emoções, nossos sentimentos, nossa mente? Na verdade não somos educados para olharmos para nosso interior.

Homeopatia no tratamento de corpo e mente

Na consulta homeopática, após averiguar todas as queixas do doente que chegou a mim pedindo tratamento, costumo pedir para ele me contar como ele é me descrever sua personalidade, seus traços de caráter, ou seja, para me falar um pouco sobre ele mesmo. Esses dados ajudam muito o homeopata a ver a totalidade do organismo, acreditando que a doença não existe separada do ser humano que adoeceu. Além desses dados me ajudarem a escolher o medicamento que vou lhe dar.

Ao fazer essa sugestão para o paciente se descrever, é muito comum ele não saber o que falar, como se não se conhecesse. Todos conseguem descrever seus amigos ou familiares, mas quando é para falar de si “da um branco”. Nossa cultura não valoriza os sentimentos ou a observação de si mesmo. Eu passei 19 anos de minha vida na escola e faculdade e ninguém nunca perguntou como eu estava ou como eu me sentia. Perguntaram-me exaustivamente sobre meus conhecimentos intelectuais, mas nem uma pergunta somente sobre se eu estava feliz ou se eu tinha algum trauma ou conflito. É como se nosso lado interior não existisse ou não tivesse importância.

E assim mantemos um distanciamento de nos mesmos. Vamos jogando nossos conflitos, dificuldades, pesares, lutos, medos etc. para debaixo do tapete, e vamos nos anestesiando com a televisão, facebook, bebidas e drogas, trabalho em excesso etc., até que aparecem sinais no organismo como uma gastrite, um eczema, uma insônia, uma síndrome do pânico etc. Não estou querendo dizer que todas as doenças são de causa psicológica, mas muitas vezes realmente são.

Mas sendo a doença causada por algum distúrbio físico ou psicológico, na homeopatia sempre acreditamos que é o organismo como um todo inseparável (corpo e mente) que esta em desequilíbrio. Numa psoríase a doença não é só ali na pele. É o organismo que esta doente. E o diferencial da homeopatia é dar um medicamento para re-equilibrar o organismo, ao invés de focar o tratamento no sintoma.

A homeopatia acredita numa cura duradoura pelo reequilíbrio do estado global do organismo. Os medicamentos ultra diluídos da homeopatia tem esse efeito de promover o equilíbrio energético do ser humano. Há 200 anos a homeopatia trouxe uma nova forma de enxergar a saúde e a doença, algo que só atualmente a ciência alopática vai aos poucos confirmando e aceitando.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele?



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo