Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

08 setembro 2016

Formigamento nas costas: o que pode ser?

Além de dor é possível sentir formigamento nas costas em uma série de situações, muitas das quais estão associadas a problemas de saúde.

Por isso, é importante estar informado sobre o que pode ser formigamento nas costas, ainda mais se você tem esse sintoma com frequência. 

De qualquer forma, é importante buscar ajuda médica quando o quadro persistir neste artigo tem algumas informações úteis sobre o assunto. Confiram quais são elas.

Entre as inúmeras razões para formigamento nas costas, uma delas é o comprometimento de um nervo, sendo que além das costas o dano pode ocorrer ainda no pescoço ou na cabeça. 

No caso do machucado afetar os nervos do pescoço, os chamados cervicais, é comum ainda haver dor no local, bem como fraqueza, complicações respiratórias e mesmo falta de controle nos órgãos excretores quando a lesão for grave. Nesses casos, é urgente buscar atendimento médico.

No entanto, mesmo pequenos danos nos nervos podem causar a dormência nas costas, quando dormimos de “mau jeito” como se costuma falar. Nesse caso, possivelmente o sintoma surge em decorrência da compressão do nervo, mas se for esse o motivo em pouco tempo o formigamento nas costas deve parar. 

Isso, aliás, pode ocorrer em todas as partes do corpo, quando nos movimentamos, caminhamos ou ainda sentados de maneira pouco adequada.

Parecido com isso são os transtornos circulatórios que podem causar o formigamento das costas, assim sendo, são os vasos, por onde passam sangue, que foram comprimidos, resultando na dormência, o que também pode afetar diferentes partes do corpo. 

No entanto, existem doenças que também provocam problemas na circulação do sangue, como por exemplo, o fumo, obesidade e pressão alta. 

Esses quadros costumam alterar a pressão sanguínea, o que resulta na dormência nas costas e em outras partes, como pernas e braços.

Os transtornos da ansiedade, como as crises de pânico, são outras razões para que haja o formigamento nas costas, sendo que nesse caso, além delas, durante uma crise, pode haver o sintoma em todo o corpo, até mesmo na cabeça e no rosto. 

Nessa situação, o sintoma é desencadeado pela hiperventilação, que é bastante comum em crises de ansiedade e se refere ao aumento da respiração. Quando isso ocorre, a pessoa respira dióxido de carbono mais do que o normal, causando um desequilíbrio da sua respiração e originando a dormência.

Numa crise de pânico, entretanto, podem aparecer ainda muitos outros sinais, como suor em excesso, tontura, tremedeira, zumbido nos ouvidos, preocupação, palpitações, falta de ar, entre outros. 

Embora o formigamento seja mais comum nos membros, as costas também podem ser afetadas em caso de esclerose múltipla, uma doença neurológica provocada por uma reação inflamatória em que há a destruição de uma substância que cobre os nervos.

Tumores nas costas são outras causas para o sintoma, sendo que nesse caso o mais comum é que seja o resultado de metástases, ou seja, quando a doença se origina em outro local e se expande até as costas. 

Isso é mais comum de acontecer se houver câncer de pulmão, mama ou próstata. Se isso for à razão do formigamento a pessoa pode sentir ainda outros sintomas, como dor nas costas e emagrecimento repentino.

Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. 

Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo