Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

02 agosto 2016

Gorduras saturadas fazem mal até para o seu cérebro

Se você precisa de mais um motivo para evitar as gorduras saturadas, adicione o possível dano cerebral à lista.

Um novo estudo feito com ratos sugere que dietas ricas em gordura saturada aumentam a inflamação na parte do cérebro que controla a fome, fazendo-a funcionar mal, que por sua vez desencadeia um efeito dominó levando à obesidade e alterações metabólicas associadas.

Os pesquisadores submeteram grupos de ratos a dietas ricas em gordura saturada ou óleo de peixe durante seis semanas. Os resultados mostraram que os cérebros de ratos alimentados com gordura saturada demonstraram resultados de inflamação e estresse oxidativo particularmente no hipotálamo, uma área do cérebro essencial para a regulação de fome. 

Os ratos do grupo de gordura saturada também ganharam peso, sofreram aumento da inflamação e desenvolveu resistência à insulina, o principal condutor da diabetes. Os mesmos biomarcadores foram reduzidos no grupo alimentado com óleo de peixe.

A professora Marianna Crispino, da Universidade de Nápoles Federico, autora do estudo, citou: “A diferença foi muito clara e nós conseguimos estabelecer o impacto de uma dieta gordurosa para o cérebro. 

Os nossos resultados sugerem que ser mais consciente sobre o tipo de gordura consumida na dieta pode reduzir o risco de obesidade e prevenir várias doenças metabólicas”.

Algumas advertências devem ser observadas. Em primeiro lugar, este é um estudo em ratos, por isso, não pode e não deve assumir um efeito idêntico em seres humanos. 

E ambos os grupos de ratos que foram alimentados com dietas ricas em gordura saturada e óleo de peixe maior do que seriam as típicas dietas da maioria dos seres humanos (mesmo para os que comem uma grande quantidade de gordura, raramente é tudo o que comem).

Então, o que vemos neste estudo não é perfeitamente análogo à dieta humana, mas sim uma indicação do que as dietas ricas em gordura saturada podem fazer com o cérebro ao longo do tempo. 

Pode ajudar a explicar a ligação entre gordura saturada e obesidade, além da matemática básica de contagens de calorias (que uma grande quantidade de pesquisas já confirma que não contam toda a história).

O papel que o cérebro desempenha na obesidade ainda não é bem compreendido; estudos como este ajudam a desvendar o início. Por outro lado, o estudo aponta para potenciais benefícios de comer mais peixe, como na Dieta Mediterrânea, tão elogiada.

Os resultados do estudo também acrescentam evidências ao argumento que a inflamação celular, em grande parte, desencadeada por aquilo que comemos, é o principal suspeito de vários distúrbios como diabetes, doenças cardíacas e doenças neurodegenerativas.



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo