Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

05 agosto 2016

Ginecomastia: causas e opções de tratamento

Condição impacta a autoestima masculina. 
Foto: iStock, Getty Images
Quando uma condição de saúde se torna um problema estético, o impacto na autoestima é alto.

É o caso da ginecomastia, caracterizada pelo crescimento das glândulas mamárias em homens. 

As causas para esse tipo de manifestação variam entre origens hereditárias, alterações hormonais e uso de substâncias como anabolizantes.

O grande problema é que ela costuma se manifestar na adolescência: até 60% dos casos ocorrem na puberdade, uma fase em que as inseguranças já são frequentes entre os jovens. 

A parte positiva é que, em 80% das ocorrências, há uma regressão espontânea das mamas até os 18 anos. Caso isso não ocorra, há alternativas.

O que está por trás da ginecomastia?
De acordo com a cirurgiã plástica Denise Piccioli, a ginecomastia é uma patologia relativamente frequente entre o público masculino. 

Isso porque os homens possuem resquícios de glândulas mamárias e há fatores que podem ocasionar o crescimento delas.

A manifestação mais comum, por volta dos 15 aos 17 anos, tem ligação com os hormônios da puberdade. Neste caso, a condição geralmente é passageira. 

Mas fatores hereditários também podem ter uma relação direta com a patologia que, dentro deste contexto, vai exigir um tratamento para ser contornada.

Fatores externos também têm influência sobre a ginecomastia. O uso de anabolizantes e o consumo contínuo de álcool podem ocasionar o problema. 

Raramente, tumores de hipófise (glândula que fica no cérebro e responsável pela regulação e produção de diversos hormônios) são os responsáveis pelo quadro.

É importante considerar ainda que existem diferentes graus de manifestação da ginecomastia:

Grau 1
Ocorre apenas um aumento discreto da glândula mamária. Geralmente, só é perceptível uma saliência da aréola.

Grau 2a
Há um aumento moderado da glândula mamária, mas sem excesso de pele.

Grau 2b
Neste caso, há um aumento moderado de glândula mamária e excesso de pele.

Grau 3
Nota-se um aumento significativo da glândula mamária, com grande excesso de pele. O aspecto é de uma mama feminina.

O tratamento da ginecomastia depende muito do grau em que ela se apresenta. Por isso, é fundamental contar com um diagnóstico assertivo. Ele poderá ser feito clinicamente e com auxílio de ultrassom.

Tratamento da condição
Nos casos mais agravados de ginecomastia, em que não há possibilidade do quadro se reverter sem intervenções, o cirurgião plástico poderá indicar alguns procedimentos. 

A lipoaspiração é uma alternativa para reduzir a glândula mamária. Quando há pele em excesso, também pode ser feita uma incisão em torno da aréola para retirar o tecido.

O procedimento pode ser realizado com anestesia local e sedação ou anestesia geral: tudo depende da vontade do paciente e da dimensão da cirurgia a ser realizada. 

O procedimento leva cerca de uma hora e o pós-operatório não é muito desconfortável, mas exige alguns cuidados, como usar malha elástica por 15 dias e fazer sessões de drenagem linfática.

E aí, o que achou do artigo? Comente, deixe a sua opinião!



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo