Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

17 agosto 2016

Como normalizar os níveis de creatinina

A creatina é parte integrante de nossos músculos, uma de suas principais funções é nutri-los. Quando estes se deterioram, é liberada a creatinina, que por sua vez é filtrada majoritariamente pelos rins.

Portanto, o nível de creatinina é um indicador da massa muscular no corpo e do funcionamento renal.
O nível de creatinina no sangue no homem é de 0.7 a 1.3 mg/dL e de 0.6 a 1.1 mg/dL na mulher. 

Mas, mais importante do que um nível absoluto de creatinina, é a tendência destes níveis em um determinado prazo; por exemplo: um nível crescente indica uma possível lesão dos rins, enquanto um nível de creatinina que desce, indica uma melhoria da função renal. Veremos aqui 6 passos de como normalizar os níveis de creatinina.

1 - Quando se têm níveis baixos de creatinina, pode ser indicativo de uma ingestão insuficiente de proteínas, pelo qual o tratamento estaria focado em uma alimentação rica em proteínas:
  • Carne
  • Peixe
  • Ovos
  • Queijo
2 - Níveis altos de creatinina podem indicar:

Desidratação: neste caso deve-se aumentar a ingestão de líquidos tomando pequenas quantidades de água pouco a pouco. Quando se toma muita água inesperadamente pode ser produzido um vômito por encher rapidamente o estômago. Também são recomendáveis as bebidas esportivas já que contêm minerais em abundância e reidratam o nosso corpo de maneira eficaz. Deve-se evitar qualquer bebida que contenha cafeína.

3 - Necrose tubular aguda: se esta é a causa dos níveis altos de creatinina, o tratamento a seguir é:
  • Prevenir a acumulação excessiva de líquidos e dejetos, para isso será feita uma restrição da ingestão de líquidos a uma quantidade similar ao volume de diurese.
  • Serão diminuídas as substâncias que são filtradas pelo rim para minimizar o trabalho deste e evitar sua acumulação no organismo. Por exemplo, as proteínas, o sódio (sal) e o potássio.
  • Seu médico de cabeceira vai te orientar, caso sejam necessários medicamentos que possam diminuir o potássio no sangue ou diuréticos para ajudar a eliminar o líquido do seu organismo.
4 - A nefropatia diabética pode ser outra causa de níveis altos de creatinina, neste caso deve-se:
  • Controlar os níveis de pressão arterial, para que não ultrapassem 130/80. Uma maneira de consegui-lo é com medicamentos que serão prescritos pelo médico.
  • Alimentação baixa em gorduras
  • Fazer exercício regularmente
  • Manter os níveis de glicemia dentro das faixas saudáveis (80 - 120 mg/dl)
5 -  Glomerulonefrite:
  • A coisa mais importante para manter os níveis de creatinina dentro dos limites por esta doença é manter a pressão arterial controlada. Como acontece com a nefropatia diabética, costuma-se prescrever medicamentos (captopril, enalapril, lisinopril, ramipril).
  • Limitar o consumo de sal, líquidos, proteínas.
6 -  Este artigo é meramente informativo, no saudeumdesafio.blogspot.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. 

Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Conselhos
  • Se você tiver qualquer dúvida sobre este assunto, procure seu médico de família ou deixe um comentário.
Fonte: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-normalizar-os-niveis-de-creatinina-4113.html


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo