Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

26 agosto 2016

Como comer se tiver cálculos biliares

As pedras na vesícula ou cálculos biliares são formadas na maior parte dos casos por acúmulo de colesterol, apesar de que também é possível encontrar pedras produzidas por excesso de bilirrubina na bílis.

Devido à sua origem, para melhorar o estado do paciente e prevenir a formação de novas pedras, é imprescindível realizar algumas mudanças na alimentação depois do paciente ser diagnosticado. 

Mas por onde começar? Vamos explicar para você como comer se tiver cálculos biliares.

1 - A maioria dos pacientes com cálculos na vesícula não apresentam nenhum sintoma até que as pedras, por culpa de um movimento, passam a obstruir os canais císticos ou colédocos. É então que costumam aparecer os primeiros sintomas dos cálculos biliares.

Depois de terem sido diagnosticados é fundamental realizar algumas mudanças na nossa alimentação e hábitos para garantir uma melhoria. As pessoas que sofrem de diabetes, obesidade, cirrose hepática, anemia hemolítica ou perda de peso acelerada são mais propensas a ter este problema.

2 - A alimentação de uma pessoa com pedras na vesícula deve se centrar em evitar os produtos que provocam a contração da vesícula, pois isto poderia gerar dor e desconforto. 

Recomenda-se diminuir a ingestão de gorduras, pois elas podem aumentar a inflamação dessa zona, causando dores. É importante, portanto:
  • Reduzir o consumo de frituras e comida de lixo.
  • Diminuir a ingestão de enchidos pelo seu alto teor em gordura.
  • Se for comer carne, prefira alternativas magras como frango ou peru e limite o consumo de carne vermelha, pois devido ao seu conteúdo de purina pode aumentar os desconfortos.


3 - Os cereais integrais, as sementes e os legumes, devido ao seu alto conteúdo de fibra insolúvel, também não são recomendados quando tiver pedras na vesícula. Não consuma vegetais crus (por exemplo, em saladas) e prefira comida preparada ao vapor ou cozida, desta forma poderá evitar os desconfortos.



4 - Se tiver pedras na vesícula, para se alimentar sem prejudicar sua saúde é bom evitar os alimentos considerados estimulantes, e é recomendável moderar o consumo de:
  • Açúcares, tanto processados como naturais, pois estimulam à bílis.
  • Cafeína e teína.
  • Bebidas açucaradas como refrigerante.
  • Chocolate.
  • Álcool.


5 - Outra das medidas a considerar ao se alimentar caso tenha pedras na vesícula, é a quantidade. Evite refeições abundantes e prefira porções menores, várias vezes por dia. Deste modo evitará os desconfortos.

Também não é recomendável beber líquidos muito frios ou comer alimentos muito quentes. Prefira produtos à temperatura ambiente ou mornos para evitar a dor.

6 - As pedras na vesícula contam com um tratamento que pode ajudar a aliviar os sintomas, no entanto a alimentação é um aspecto importante. Só nos casos onde as pedras estiverem gerando uma obstrução considerável ou muitas dores será necessária uma intervenção cirúrgica.

7 - Este artigo é meramente informativo, no saudeumdesafio.blogspot.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. 

Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo