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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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19 agosto 2016

Atividades para a terceira idade

As atividades físicas e intelectuais são fundamentais em qualquer faixa etária. Confira como ocupar – e alegrar – a terceira idade.

Em diversas cidades médias e grandes do país, é possível encontrar as mais diversas atividades para a terceira idade. Mas, mesmo nos pequenos municípios, os idosos (ou seus cuidadores) podem se organizar e engajar-se em jogos, gincanas, caminhadas, produção de artesanato, pintura, escultura, etc., inclusive contratando profissionais especializados.

Com o grupo de idosos formado, a contratação de um educador físico, artesão ou artista pode ficar bem em conta, sem onerar o orçamento. Mesmo assim, muitas atividades para a terceira idade podem ser feitas de forma gratuita.

Em algumas localidades, determinadas praças e parques são equipados com instrumentos para a prática de exercícios físicos. O próprio compromisso com o grupo já permite a eliminação da inércia e do sedentarismo, gerando inúmeros benefícios para a saúde integral das pessoas com mais de 60 anos.

Os motivos para se exercitar
A correria do dia a dia dificulta bastante o cultivo de determinadas atividades, como Hobbies e passatempos. Estas práticas, no entanto, são fundamentais para combater o estresse, a ansiedade e a depressão, por exemplo.

O combate às muitas demências – que tendem a se tornar mais comuns, na medida em que a expectativa de vida se amplia – passa por manter os nossos idosos ocupados. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2012 indicam que a população da terceira idade dobrou em apenas 20 anos. Novas vacinas, medicamentos e exames laboratoriais mais precisos estão modificando o perfil dos brasileiros.

Demências não são enfermidades em si, mas síndromes: um conjunto de sintomas que acompanham certas doenças e hábitos. Estas síndromes se caracterizam desde o comprometimento cognitivo leve (alguns lapsos de memórias, o não reconhecimento de pessoas próximas, etc.) até o mal de Alzheimer, que prejudica seriamente a qualidade de vida.

As demências podem ser definidas como deteriorações mais ou menos graves da capacidade intelectual, podendo ser intensas ao ponto de comprometer a execução das atividades do dia a dia, comprometendo a independência.

As atividades para a terceira idade, por outro lado, interferem positivamente na rotina dos indivíduos. Os idosos podem escolher entre práticas isoladas, mas o ideal é que eles se dediquem ao trabalho em grupo, que traz em si a motivação necessária para impedir a desistência e o abandono.

Aprender um novo idioma dedicar-se à pintura, praticar um esporte leve (como a ginástica adaptada para os 60, 70, 80 anos ou mais) e até mesmo desenvolver atividades que fujam à rotina – como tomar banho ou vestir-se com a mão não dominante, por exemplo –, tudo isto ajuda a estabelecer novos motivos para viver.

É evidente que uma pessoa na terceira idade não poderá apresentar (via de regra) a mesma agilidade física e destreza mental de um adulto de 35 anos. O desgaste orgânico é um processo natural, ao quais todos nós estamos suscetíveis.

No entanto, os idosos ativos são menos suscetíveis a doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, problemas de colesterol ruim (LDL) alto, dores sem origem definida, etc. Até mesmo o sono apresenta melhor qualidade entre os não sedentários.

Multifuncional
Muitas pessoas na terceira idade apresentam dificuldades de locomoção, por problemas ósseos, de tendões ou articulações. As mulheres são particularmente afetadas pela osteoporose, a partir da menopausa, enquanto todos os idosos podem sofrer lesões variadas, que limitam os movimentos e, se não forem suprimidas ou atenuadas, poderão determinar limitações e até mesmo o emprego de órteses, como muletas e andadores.

No entanto, mesmo nestes casos, os indivíduos podem se beneficiar com a ginástica multifuncional. As instituições do Sistema “S” (SENAC, SESC, SENAI, SESI, etc.) proporcionam inúmeras aulas deste gênero, em diversos casos sem exigir pagamento.

Os programas de ginástica multifuncional levam em consideração as expectativas do idoso, o estilo de vida, os exercícios mais adequados (caminhadas ao ar livre, natação, spinning, step, ioga, etc.), garantindo um roteiro de atividades personalizadas, além de oferecer aulas em grupo. São atividades que aumentam a resistência cardiovascular e respiratória, queimam calorias e fortalecem os músculos superiores e inferiores – especialmente os estriados, que podem ser contraídos ou relaxados de acordo com a vontade consciente (com exceção do miocárdio, que se move independentemente da vontade dos indivíduos, mas pode ser fortalecido com a atividade física).

Mais motivos para fazer atividades físicas

Por mais limitadas que sejam as atividades físicas, elas oferecem muitos outros benefícios. Entre elas, as principais são as seguintes:

• aumentar o círculo de amizades. Na maioria dos casos, os idosos, ao se aposentarem, restringem o número de amigos – e também de responsabilidades. O tempo livre se amplia na mesma medida da ociosidade. Além disto, para muitos familiares, as pessoas da terceira idade são consideradas “chatas”. Ao participar de atividades para a terceira idade, os indivíduos se reúnem-mesmo que seja apenas uma hora por semana – com pessoas de interesses semelhantes, aumentando, com isto, a motivação para todas as tarefas da rotina;

• buscar novas oportunidades. Para muitas pessoas jovens, é difícil entender que um simples alongamento diário, realizado na praça situada a menos de uma quadra de casa, possa ser considerado um desafio. Para as pessoas da terceira idade, no entanto, as atividades mais corriqueiras podem se configurar como um verdadeiro desafio, fortalecendo as sinapses (comunicações entre as células do sistema nervoso) e conferindo bem-estar e prazer;

• permitir novos interesses. A viuvez é uma condição comum entre pessoas da terceira idade. Em geral, isto ocorre depois de uma longa convivência a dois. Encontrar pessoas diferentes – e todos nós temos as nossas idiossincrasias – obriga a tomada de novos pontos de vista, o que pode significar inclusive a adoção de algumas concessões, e isto é um fato muito positivo, porque altera significativamente a rotina;

• obter novas conquistas. Uma simples aula de dança de salão pode significar o surgimento de novas oportunidades. Pessoas da terceira idade podem inclusive conquistar uma nova oportunidade amorosa – talvez a primeira em muitas décadas. Vale lembrar que a sexualidade entre os indivíduos idosos não passa de um complemento a um desejo que tem início na puberdade e não tem data limite para ser encerrada;

• divertir-se. É importante lembrar que as atividades para a terceira idade sempre são envolvidas por um aspecto lúdico, e este é o principal motivo, se não o único, para a automotivação. Os idosos não estão condenados a apenas esperar a morte: brincar, divertir-se, dar um novo significado para a existência, todas estas são experiências que não têm prazo de validade: basta começar e ser persistente.

O incentivo dos familiares para as atividades na terceira idade é fundamental; por isto, pesquise as oportunidades disponíveis e faça o máximo para garantir o engajamento e a diversão dos idosos: eles se tornarão inclusive mais divertidos e “de bem com a vida”. 

A vida começa no útero e se encerra com a sepultura. A qualidade dela, neste intervalo, depende de todos nós.



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