Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

13 agosto 2016

Anemia - O que é, sinais, sintomas e complicações

O que é anemia
A anemia é uma condição na qual o sangue tem quantidade de células vermelhas menor do que o normal.

Anemia também pode ocorrer se as células vermelhas não contêm hemoglobina suficiente. A hemoglobina é uma proteína rica em ferro que dá ao sangue sua cor vermelha. Essa proteína ajuda as células vermelhas a carregar oxigênio dos pulmões até o resto do corpo. 

Quando a pessoa tem anemia o corpo não recebe sangue rico em oxigênio suficiente. Como resultado, a pessoa pode se sentir cansada e ter outros sintomas. Com anemia severa ou de longa duração, a falta de oxigênio no sangue pode danificar o coração, cérebro e outros órgãos do corpo. Anemia muito grave pode até ocasionar morte.

Células sanguíneas e anemia
A células vermelhas sanguíneas carregam oxigênio e removem dióxido de carbono do organismo. Essas células são fabricadas na medula óssea e vivem em torno de 120 dias na corrente sanguínea. Células brancas sanguíneas e plaquetas também são fabricadas na medula óssea. 

As células brancas ajudam a combater infecções. Plaquetas se unem para selar cortes ou rupturas nas paredes dos vasos sanguíneos e para o sangramento. Em alguns tipos de anemia a pessoa pode ter poucas quantidades de todos os três tipos de células sanguíneas.

Causas da anemia
Anemia tem três principais causas: perda de sangue, pouca produção de células vermelhas, ou altas taxas de destruição de células vermelhas. Essas causas podem ser decorrentes de muitas doenças, condições médicas e outros fatores.
Prognóstico para pessoas com anemia

Muitos tipos de anemia são moderados, de curto prazo e facilmente tratáveis. Alguns tipos podem até ser prevenidos com uma alimentação saudável. Outros tipos podem ser tratados com suplementos alimentares. 

Porém, certos tipos de anemia podem ser graves, de longa duração e ameaçar a vida se não forem diagnosticados e tratados. Se a pessoa tiver sinais e sintomas de anemia, deve procurar um médico. O tratamento dependerá das causas da anemia e sua gravidade.

Sinais e sintomas da anemia 
O sintoma mais comum de anemia é fadiga. Pode ser difícil para a pessoa com anemia ter energia para atividades normais. Outros sinais e sintomas de anemia incluem:
  • Falta de ar.
  • Tonteira.
  • Dor de cabeça.
  • Mão e pés frios.
  • Pele pálida.
  • Dor no peito.
Esses sinais e sintomas de anemia podem ocorrer porque o coração tem que trabalhar mais forte para bombear mais sangue rico em oxigênio através do sangue. 

Anemia leve ou moderada pode ser assintomática ou apresentar sintomas muito leves.

Complicações da anemia
Algumas pessoas com anemia podem ter arritmia, que é um problema na freqüência ou ritmo da batida do coração. Com o tempo, arritmias podem danificar o coração e ocasionar insuficiência cardíaca. 

Anemia também pode danificar outros órgãos do corpo porque o sangue não consegue prover oxigênio suficiente para eles. Anemia pode enfraquecer pessoas com câncer ou AIDS e ameaçar o tratamento para essas doenças. Anemia também pode causar muitos outros problemas médicos.


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo