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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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22 julho 2016

Você sabe quais fatores influenciam diretamente no seu metabolismo?

Entenda como funciona seu metabolismo. Sono, ingestão de líquidos e estresse tem grande efeito sobre sua queima calórica.

Nutrição e uma vida "fitness" são assuntos em pauta, o que faz aumentar o interesse popular sobre o funcionamento do corpo. Seja para perder peso, para ganhar músculos ou aumentar a resistência, as pessoas querem conhecer seus organismos para atingir seus objetivos mais rápidos.  “Sempre escutamos frases como “meu metabolismo está muito lento” ou” fazer isso acelera o metabolismo”. Mas o que isso tudo significa?

Para funcionar, nossos corpos realizam milhões de reações químicas o tempo todo. O conjunto de eventos que as substâncias químicas e outros nutrientes realizam em nossos corpos é chamado de metabolismo. Nesse processo, é produzida a energia que faz nosso corpo continuar funcionando.

O metabolismo possui, em suma, dois tipos de reações: anabolismo e catabolismo. O anabolismo é o conjunto de reações químicas que produzem nova matéria orgânica partirem da síntese de moléculas simples (consumindo energia sob a forma de ATP). Já o catabolismo se refere às reações de degradação de matéria orgânica, produzindo grandes quantidades de energia (ATP).

Existem muitos fatores que influenciam o metabolismo: idade, genética, sexo, peso, altura, nível de atividades físicas e nutrição.  A idade avançada torna o metabolismo mais lento e, de forma geral, os homens possuem metabolismo mais acelerado do que as mulheres e a prática de exercícios físicos aumenta o metabolismo. A relação é simples: quanto mais músculos você tem, mais veloz será seu gasto calórico.

Cada indivíduo possui sua própria taxa de metabolismo basal. Ela se refere à quantidade mínima de energia (calorias) que cada pessoa precisa para manter suas funções vitais em repouso. Para conhecer sua taxa de metabolismo basal e estabelecer uma dieta de acordo com seus objetivos, você deve procurar o acompanhamento de um profissional especializado.

A maioria das pessoas já ouviu falar que o correto é comer pequenas refeições ao longo do dia, mas qual o motivo da maioria das pessoas escolherem o jejum para perder peso? Ter refeições com alimentos ricos em fibras, como o brócolis, couve-flor e abobrinha aperfeiçoa digestão e ajuda no metabolismo.

Soluções rápidas tendem a não ser saudáveis para o corpo. Perda de peso por privação de comida pode significar mais uma flutuação nos níveis de líquido do seu corpo do que uma perda de gordura de fato. Quanto maior o intervalo entre suas refeições, mais lento é o seu metabolismo. Seu corpo reduz seu gasto calórico para poupar energia, e aí você pode até perder massa magra. Pois seu organismo procura a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular.

Vale lembrar que 70% de nosso corpo é formado por água, então a ingestão do líquido é fundamental para todos os processos vitais de nosso corpo, inclusive a queima calórica. Ingestão baixa de água prejudica o metabolismo. Por isso, certifique-se de manter sua ingestão de líquidos adequada. Uma boa dica para acelerar o metabolismo pela ingestão de água é consumindo-a gelada. O corpo precisa gastar energia para igualar a água à temperatura do corpo, e por isso passa pelo processo de termogênese, onde o corpo gasta mais energia queimando calorias.

Falta de sono torna o metabolismo mais lento. O indicado é sete a oito horas de sono por noite para regular os níveis hormonais. Ficar sem dormir pode prejudicar a perda de peso.

Muitas pessoas que desejam perder peso rapidamente recorrem a alimentos termogênicos para acelerar esse processo. Alguns deles são a cafeína (café e chá verde), a canela, o gengibre, cúrcuma etc. Contudo, o excesso de alimentos termogênicos pode dar efeito rebote, pois interferem no sono, que é essencial para manter o metabolismo rápido.

Outro fator que prejudica seu metabolismo é o estresse. Ele coloca seu corpo em estado de tensão, e muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas. Por isso, buscar métodos que te auxiliem a relaxar, não só fará bem para sua saúde mental, como pode acelerar seu metabolismo e ajudar na perda de peso.

Dicas simples podem fazer toda a diferença na busca por uma vida mais saudável. Se você está insatisfeito com seu corpo, precisa conhecê-lo e saber quais hábitos que você tem que influenciam o modo como ele está. Você deseja perder peso? Deve então se questionar não apenas sobre sua ingestão de alimentos, mas sua rotina de sono, ingestão de líquidos, verificarem seus níveis hormonais etc.



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