Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

07 julho 2016

Estafa: saiba reconhecer e tratar os sintomas

Você está se sentindo mais cansado e desanimado que o usual quando sai para o trabalho, para a aula ou para qualquer outra atividade do dia?

Esse sintoma pode não ser somente um cansaço natural de uma rotina mais pesada durante a semana: você pode estar apresentando um quadro de estafa. Você sabe o que é isso?

Definição de estafa
A estafa, ou fadiga, é um sintoma que reflete uma sensação de cansaço físico ou mental que torna qualquer atividade da nossa rotina ainda mais desgastante do que o normal. Apesar de ser frequentemente confundida com o estresse, ela é considerada somente um sintoma dessa situação quando ela não é tratada e pode se manifestar de duas maneiras diferentes:

Estafa mental
É caracterizada por um cansaço cerebral tão grande, causado por excesso de trabalho ou tensão, que pode causar dores físicas agudas. Os sintomas mais comuns desse tipo de estafa são a falha de memória, a insônia, o desânimo, a irritabilidade, a palpitação, a azia frequente, diminuição do desejo sexual, falta de apetite e frequente sentimento de tristeza e angústia. Esses sintomas, se não tratados corretamente, podem evoluir para uma estafa física.

Estafa física
Pode ser desenvolvida de duas maneiras: pelo excesso de atividades que demandam esforço físico, causando cansaço muscular; ou por não tratar sintomas da estafa mental, que evoluem para dores no corpo. Os sintomas mais comuns desse tipo de estafa são as dores corporais, a baixa resistência imunológica, a distensão muscular e a apatia.

Pode atingir todas as idades
Não existe uma faixa etária específica para desenvolver a estafa. Como ela tem origem emocional ou física, ela pode acometer crianças, adultos e idosos, afetando seu desempenho nas rotinas naturais do dia a dia.

Causas da estafa
A estafa física pode ser desenvolvida através de um esforço corporal desnecessário para o organismo humano. Treinos muito fortes, corridas intensas e frequentes, brincadeiras que demandam muito esforço físico, especialmente aliado a uma alimentação deficiente, podem desenvolver o que frequentemente chamamos de fadiga muscular, que nada mais é do que a estafa física.

A estafa mental está muito relacionada ao tipo de rotina que a pessoa leva no trabalho ou na escola: estudos intensos, trabalhos maçantes e estressantes, problemas de relacionamentos no trabalho ou na vida pessoal e pouco tempo para o lazer e o descanso.

Sintomas da estafa não tratada
A estafa não tratada pode se transformar em vários problemas de saúde considerados mais graves. Para ambos os tipos de estafa, é comum ver a evolução do quadro para problemas intestinais (diarreia ou constipação), queda de cabelo, hipertensão arterial, crises de ansiedade ou pânico, gastrites, úlceras, arritmia e até infartos. O acúmulo da tensão e do cansaço força o organismo a trabalhar cada vez mais sobre pressão, sobrecarregando várias das nossas funções corporais.

Como tratar os dois tipos de estafa?
O tratamento da estafa é o mesmo recomendado para tratamentos de estresse: relaxar. Para a estafa física, o descanso e a boa alimentação são recomendados para evitar problemas mais graves relacionados à saúde. O retorno à prática de atividades físicas deve ser gradual, respeitando sempre os limites do organismo e mantendo uma alimentação saudável.

Para tratar a estafa mental é preciso se afastar das tarefas que estão te causando exaustão, dedicando mais tempo ao lazer e a distração: sair com os amigos, ir ao parque ou ao cinema, ver televisão ou simplesmente descansar. 

Para não desenvolver problemas similares no futuro, o paciente deve mudar completamente o seu estilo de vida, reduzindo os sintomas de estresse. Um acompanhamento psicanalítico pode ser uma excelente opção para manter a mente mais saudável.

Você já apresentou sintomas similares aos citados acima? Acredita que possa estar sofrendo algum quadro de estafa mental ou física? Diminua seu ritmo de treino ou trabalho e consulte um médico, ou um psicólogo, para não agravar o estado da sua saúde!



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo