Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

20 julho 2016

Envelhecimento precoce: como evitar?

Tratamentos cosméticos ajudam, mas, para evitar o envelhecimento precoce, é preciso tomar outras atitudes.

Existem diversos anúncios comerciais na internet e na TV que prometem verdadeiras maravilhas no combate ao envelhecimento precoce. Isto não está totalmente errado: produtos à base de colágeno, por exemplo, fortalecem a elasticidade da pele e dos músculos, garantindo uma aparência jovial por mais tempo.

No entanto, é preciso ser realista: a única maneira de não envelhecer é morrer jovem. Do contrário, virão os 30 anos, 40, 50, 60… a expectativa de vida dos brasileiros já está beirando os 75 anos. O mais importante, talvez, seja envelhecer com boa qualidade de vida, e não brigar com o espelho.

Como evitar o envelhecimento?
Diversas técnicas, porém, oferecem opções de tratamentos para a pele e os cabelos, retardando o surgimento de linhas de expressão, rugas e a opacidade dos fios, fatores que contribuem para um aspecto envelhecido, especialmente da face.

Tudo isto, no entanto, tem pouca eficácia, se não forem adotadas outras estratégias: alimentação balanceada, aplicação correta de bloqueadores ou protetores solares, prática de exercícios físicos, redução do estresse emocional, abandono do tabaco, consumo de álcool com moderação (uma dose diária de vinho tinto ajuda a melhorar a aparência da pele), namoro, sexo e satisfação pessoal.

Estes são os principais fatores que evitam o envelhecimento precoce, caso não haja intercorrências orgânicas que debilitem a saúde. Os cosméticos e suplementos são bons auxiliares, mas eles não conseguem operar milagres.

Açúcar & Cia.
O açúcar refinado, o mais consumido no mundo, é o que os nutricionistas chamam de “caloria vazia”. Em outras palavras, o produto pode contribuir para o ganho de peso, mas não possui nenhum valor nutricional: o processo de beneficiamento retira todos os minerais e vitaminas encontrados na cana-de-açúcar.

Além disto, o açúcar branco é um poderoso inimigo da beleza. Quando ingerido em excesso, o produto destrói o colágeno e a elastina, garantindo porta aberta para a pele flácida e macilenta. Quando este açúcar vem acompanhado de refeições repletas de gorduras, carboidratos, gorduras saturadas e alimentos industrializados, o convite para o desastre completo está feito.

O açúcar refinado pode ser substituído pelo demerara, mascavo e também pela stevia, já disponível em forma de pó (branco e sem alterar o sabor) em algumas cidades brasileiras. Mas, o principal vilão é o excesso.

Mesmo o chocolate é bem vindo. Especialistas sugerem o consumo diário de um bombom de 45 gramas, preferencialmente com alto teor de cacau. As mulheres são especialmente beneficiadas: no período da TPM, o chocolate reduz os sintomas.

Outros alimentos
Os carboidratos não devem ser riscados do cardápio. Eles são importantes para fornecer energia para as células e, quando as moléculas de gordura são quebradas, elas ajudam a compor a musculatura. O exagero, porém, fica acumulado no abdômen e nos culotes (principalmente), já que o organismo humano não tem capacidade para processar os abusos.

As refeições devem ser coloridas. Por isto, é preciso incluir vegetais – frutas, verduras, legumes, raízes, leguminosas, oleaginosas, etc. Muitas pessoas não desenvolveram o hábito de ingerir estes alimentos, mas eles contribuem grandemente para evitar o envelhecimento precoce.

Além disto, eles fornecem nutrientes valiosos para a manutenção da saúde, assim como as carnes, que também não podem deixar as nossas mesas de jantar, já que as suas proteínas se transformam em aminoácidos, favorecendo a distribuição de antioxidantes. Mais uma vez, é necessário apenas reduzir os excessos.

Isto não significa, porém, que as pessoas devam “comer por receita”. Todos nós temos direito a alguns excessos: uma pizza no sábado à noite, uma macarronada no almoço de domingo (mas não no mesmo fim de semana). O importante é manter o equilíbrio.

Nutrientes contra o envelhecimento
Para evitar o envelhecimento precoce, alguns hábitos gostosos e saudáveis podem ser introduzidos no cotidiano. A vitamina C, por exemplo, é importante para prolongar a jovialidade. Ela está presente na acerola, caju, pimentão, couve, kiwi, couve-flor, mamão, morango, laranja e limão. A quantidade diária fica entre 75 miligramas (mulheres) e 90 miligramas (adultos). Uma laranja média contém 80 miligramas e uma porção de acerola, 941 miligramas. No entanto, nosso corpo não consegue estocar a vitamina e o excedente é eliminado na urina.

Além do colágeno, a vitamina C é rica em antioxidantes, que, entre outras coisas, evitam o envelhecimento precoce e previnem contra vários tipos de câncer.

O selênio (presente nos pães, cereais, pescados, carnes e ovos) e a vitamina E (obtida com o consumo de óleos vegetais, oleaginosas como as nozes e castanhas, vegetais verde-escuros, fígado e ovos) combatem os radicais livres, promovendo a integridade das células.

Dicas para o dia a dia
Historicamente, as mulheres sempre se preocuparam com a beleza e a aparência. Mais recentemente, foi à vez de os homens descobrirem os benefícios de xampus, sabonetes especiais para cada tipo de pele, cremes, géis de barba, hidratantes, etc.

No entanto, qual seria o melhor hidratante disponível (ao menos por enquanto) em nosso planeta azul? O prefixo “hidro” é grego e significa “água”. Desta forma, tomar bastante água durante todo o dia melhora a qualidade da nossa pele de dentro para fora.

Outras dicas importantes:

é preciso limpar, tonificar e hidratar a pele diariamente. A região dos olhos merece cuidados com cremes especiais, já que as olheiras podem marcar profundamente a fisionomia;

os banhos muito quentes precisam ser evitados, porque eles retiram a oleosidade natural que protege a epiderme, conferindo um aspecto desagradável. As mulheres precisam retirar todos os traços de maquiagem antes de se deitar (os pincéis, esponjas, escovas e pentes também devem ser higienizados);

os exercícios físicos devem ser incluídos na rotina. Não é necessário se transformar em um Iron Man de um dia para outro, a menos que este treino de corrida, natação e ciclismo proporcione prazer. Os sedentários podem começar com caminhadas de 30 minutos, três vezes por semana, em um ritmo mais puxado;

o protetor solar é fundamental. Com o aumento do buraco de ozônio na Antártica (o que fica mais próximo a nós), estamos muito expostos aos raios ultravioletas A e B, responsáveis não apenas pelo envelhecimento da pele, mas também por diversos tipos de câncer;

durma entre sete e oito horas por dia (o ritmo varia de indivíduo para indivíduo), namore, passeie, trabalhe e divirta-se. Reserve um tempo para as crianças e os pets. Desta forma, o envelhecimento precoce deixará de ser um fantasma rondando nossa casa (e surgindo insistentemente no espelho) e a vida terá muito mais qualidade.



←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo