Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

06 junho 2016

Tremoços muito nutritivos e pouco calóricos

Tremoços – Todos nós passamos por aqueles momentos em que nos apetece petiscar qualquer coisa antes ou depois das refeições, mas acabamos por ficar na dúvida sobre qual a melhor opção.

Pois bem, um dos preferidos é o “tão Português” tremoço e fica muito bem em qualquer situação. Colocar um pratinho de tremoços em cima da banca da cozinha enquanto se prepara o jantar, colocar esse mesmo pratinho na secretária enquanto estamos no computador em lazer ou a preparar um trabalho, na esplanada quando quisermos apanhar um pouco de sol,… dá para usar em variadíssimas situações.

É muito pouco calórico (66% do seu peso é água), o que é uma vantagem para quem não consegue comer poucos. Ao mesmo tempo, pelo seu teor em proteínas (17%) e fibras (5%), é um alimento bastante saciante.

Alguns cuidados quando optar pelos tremoços: passar por bastante água corrente para tirar o sal em excesso e ao comer faça-o com a casca (sim, comam a casca). A casca do tremoço tem um efeito hipoglicemiante, o que ajuda a controlar o açúcar no sangue e faz dele um alimento altamente saciante.

O grão seco é tóxico – contém a substância alcaloide lupanina que lhe confere um sabor amargo. Só depois de cozido e de molhado em água salgada se torna comestível e um aperitivo bastante apreciado no nosso país especialmente no Verão em cafés e esplanadas típicos, geralmente acompanhados por cerveja e apelidados de “marisco dos pobres”.

Este alimento é uma leguminosa tal como o grão, feijão, ervilha.

Um patê de tremoços delicioso resulta da combinação de 100 gr de tremoço, 100 gr de abacate e um fio de azeite, triturar bem até ficar em creme. Por fim juntar 25 gr de avelãs levemente tostadas (na sertã antiaderente sem adição de qualquer gordura) temperar a gosto com um leve toque de sumo de limão. As avelãs são opcionais. Pode juntar coentros ou qualquer erva aromática para enriquecer o sabor.

Devido ao seu alto valor proteico, uma empresa alemã introduziu uma gama de produtos elaborada com tremoços como substituto da soja nos mercados europeus (não só por haver muitas pessoas com intolerância á soja, frequente na Europa, mas porque grande parte dos produtos á base de soja é transgênica e devido ás preocupações que dai advêm).

←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo