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03 junho 2016

Propriedades e benefícios das raízes e tubérculos

Mandioca, batata, rabanete… Essas raízes e tubérculos possuem nutrientes essenciais que trazem vários benefícios à saúde. Conheça suas propriedades.

Ótimas opções para cozinhar e incluir em saladas e diversas receitas, as raízes e tubérculos são bastante conhecidos no Brasil e oferecem diversas vantagens para dietas e boa saúde. Veja algumas opções que não podem faltar na sua mesa:

– Batata: alimento tradicional e extremamente versátil, consumido especialmente por veganos e intolerantes ao glúten, a batata é rica em carboidratos, vitamina C e vitaminas do complexo B. Também é uma boa fonte de amido e fósforo.

– Batata doce: altamente nutritiva, possui baixo índice glicêmico, prevenindo o diabetes e o colesterol. As substâncias presentes na batata doce ajudam ainda a combater a úlcera, enfisemas e artrite. Também é um ótimo anti-inflamatório.

– Mandioca: também conhecida como aipim, esse superalimento é consumido em larga escala por todo o país, sobretudo entre os índios. Fonte de hidrato de carbono, ácido fólico, vitamina B9 e minerais. Ajuda a retardar o envelhecimento, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. Também é uma ótima alternativa como substituta do trigo em receitas. A mandioca deve ser consumida sem a casca.

– Mandioquinha: chamada de batata salsa em algumas regiões, a mandioquinha tem um sabor agradável, ideal para sopas. Além dos minerais, é fonte de fibras e antioxidantes.

– Cenoura: bastante utilizada na culinária, à cenoura é uma das fontes mais conhecidas de betacaroteno, um fitoquímico indicado para o bronzeamento natural da pele. Também possui muita vitamina A, excelente para a saúde dos olhos.

– Beterraba: o gosto adocicado da beterraba possui bons índices de frutose, o açúcar natural das frutas. Como suco, combate a anemia, devido à quantidade de ferro. Possui antioxidantes poderosos para a saúde da pele, além de fibras que auxiliam na digestão.

– Rabanete: um tubérculo de crescimento rápido é bastante leve e utilizado em saladas. Boa fonte de fibras, potássio, fósforo, folato e vitamina C. Indicado para o coração e emagrecimento pelas baixas calorias.

– Nabo: esse primo do rabanete atua como um ótimo anti-inflamatório, devido à vitamina K e ômega 3, que ainda reduzem doenças cardíacas. Apesar de ter gosto amargo, o nabo é rico em vitaminas A, C, E e betacaroteno, tendo propriedades parecidas com a da cenoura.

– Cará: um tubérculo ainda pouco conhecido tem origem africana e forma de cultivo similar à mandioca. É altamente energético devido aos carboidratos. Já as vitaminas do complexo B são ótimas para crianças em desenvolvimento. O consumo do cará é parecido com o da batata, sendo bastante versátil já que não altera o sabor dos alimentos.

– Inhame: o suco de inhame é uma boa opção de bebida vegetal em substituição ao leite, por isso é indicado para veganos. Rico em vitamina B6, C e potássio, é um dos alimentos que aumentam as defesas do organismo e melhoram o sistema imunológico, prevenindo doenças.

– Batata yacon: outro tubérculo pouco conhecido, mas que vem ganhando espaço na mesa de muitas pessoas. Tem origem andina e, assim como a beterraba, possui sabor adocicado. Além de ter baixa caloria por porção, o consumo da yacon é indicado por especialistas devido ao efeito prebiótico, que melhora a saúde intestinal e ajuda a gerar saciedade.

O consumo de tubérculos ajuda a emagrecer?
Tubérculos e raízes são ótimas fontes de carboidrato, que ajuda a energia para manter a disposição do corpo para treinos e atividades físicas. Além disso, são pouco calóricos e possuem substâncias essenciais para uma boa nutrição, como as fibras, que ajudam na absorção de gordura e açúcar.

Logo, esses alimentos são amigos da dieta, podendo ser consumidos em receitas variadas. Vale apenas a velha indicação de não ingerir em excesso.



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