Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

17 junho 2016

Flavonoides – Os principais alimentos e seus benefícios

Flavonoides são compostos  químicos que protegem nosso corpo dos radicais livres. Os radicais livres estão presentes na fumaça de cigarro, poluição, álcool, luz ultravioleta, pesticidas, solventes industriais, alimentos industrializados ricos em gordura saturada, atividade física em excesso sem o acompanhamento médico, etc.

Nosso corpo naturalmente consegue lidar com os radicais livres, porém fatores externos aceleram a produção de toxinas. Alimentos que possuem flavonoides conseguem reforçar nossa defesa neutralizando as toxinas.

Os flavonoides atuam como antioxidantes, anti-inflamatórios, analgésicos, anticancerígenos e auxiliam na absorção da vitamina C pelo nosso corpo. Ou seja, os benefícios que os compostos podem proporcionar são excepcionais. 

Existem mais de cinco mil tipos de flavonoides na natureza, e o melhor de tudo é que podemos ter acesso a muitos tipos deles em alimentos que vendem em supermercados, hortifrútis, feiras, etc.

Dê preferência a alimentos frescos, pois quanto mais fresco maior a concentração de flavonoides. Os alimentos orgânicos são os mais recomendados, pois agrotóxicos possuem radicais livres.

Segue a lista de alimentos que possuem flavonoides

Legumes:

Brócolis, pimentão, aipo, rabanete, pimenta, cebola, quiabo e vagem. Na coloração vermelha e verde possuem grandes quantidades de flavonoides como a quercetina, miricetina, luteolina, e kaempferol.

Dica: ao cozinhar legumes evite a perda dos nutrientes com cozimentos longos feitos na água fervente, cozinhe no vapor para diminuir a perda dos flavonoides. As cores dos legumes ficarão mais intensas e o sabor também.

Frutas:

Tomate, berinjela, romã, abacate, uva, caqui, cranberry, mirtilo, amora, uvas, pêssego, ameixa, damasco, maça e laranja. As cores roxas, vermelhas e azuis concentram mais flavonoides como a quercetina, miricetina, catequina, cianidina, antocianina, naringenina, eriodictiol e delfinidina.

Dica: a laranja produz pectina que reduz o colesterol e estabiliza o açúcar no sangue. A melhor forma de consumi - lá é comendo com a polpa que contém 10 vezes mais vitamina C.

Bebidas:

Vinho tinto, chás de todos os tipos, sucos de fruta natural e suco de uva integral. Todos são ricos em flavonoides como a catequina, tearubiginas, epigalocatequina, quercetina, antocianina e miricetina.

Dica: a melhor forma de consumir o suco com todas as propriedades é sem coar, muitos nutrientes são perdidos ao coar o suco.

Grãos:
Feijão preto, soja, vagem, grão-de-bico, lentilha, feijão branco, nozes, castanha de caju e pistache. São ricos em proteínas e flavonoides como a delfinidina, antocianidina, daidzeína e kaempferol.

Dica: o grão-de-bico possui cálcio, ferro, zinco, potássio, magnésio e ômegas 3 e 6 e 30% da sua composição é proteína.  A lentilha ajuda a diminuir o colesterol, é desintoxicante, é rica em ferro sendo uma grande aliada no tratamento da anemia.

Os antioxidantes evitam o envelhecimento em geral e estimulam a renovação da pele. Existe uma pesquisa feita pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) com flavonoides que apresentaram redução de tumores até 50% e até mesmo eliminação completa, os testes ainda estão em estágio inicial, mas apresentam resultados relevantes.

Lembrando que tudo em excesso é ruim, flavonoides em excesso podem ter o efeito contrário fazendo com que apareçam radicais livres. O uso de sucos detox é um exemplo, se for feito de maneira incorreta e excessiva ao invés de fazer bem, fará mal.

Fonte:


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo