Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

16 maio 2016

Coração acelerado, tontura e falta de ar

Transtorno de ansiedade generalizada
Coração acelerado e falta de ar são os principais sintomas do transtorno de ansiedade generalizada.

A maioria das pessoas já sentiram ansiedade alguma vez na vida, visto que a condição é comum e é uma resposta natural do corpo frente a ameaças.

Quando nos deparamos com situações incomodas, quando estamos com medo ou irritados é normal sentirmos ansiedade. Além do coração acelerado e da falta de ar, pode haver dor no peito, sensação de frio no estômago e até mesmo tremores.

Normalmente a ansiedade logo passa, no entanto, indivíduos que sofrem do transtorno de ansiedade generalizada não conseguem se ver livre da situação. A ansiedade patológica é uma condição que incomoda constantemente a pessoa, caracterizando-se como uma doença crônica. Ela não ajuda o indivíduo a enfrentar a situação estressante e até mesmo pode dificultar uma reação adequada.

É muito importante que todas as pessoas procurem por ajuda médica diante dos primeiros sinais, pois a condição deve ser devidamente controlada, de forma a diminuir os sintomas e de evitar complicações futuras. Além disto, coração acelerado e falta de ar podem ser sinais de outras condições ainda mais preocupantes, como doenças cardíacas, problemas na tireoide e estresse.

Sintomas
Conforme mencionamos, coração acelerado e falta de ar são sintomas comuns em crises de ansiedade. A ansiedade é uma resposta natural do corpo frente a determinadas situações e possui um período de duração auto-limitado.

No entanto, a ansiedade patológica, como o transtorno de ansiedade generalizada, é uma doença crônica de longa duração e grande intensidade que deixa o indivíduo quase constantemente aflito. 

Além da falta de ar e do coração acelerado é também muito comum os pacientes reclamarem de irritabilidade, insônia, dor de cabeça, suor excessivo e de tensões musculares. Não hesite em procurar por ajuda diante destes sintomas, já que a condição pode ser ainda mais preocupante, visto que coração acelerado e falta de ar são sintomas comuns de doenças cardíacas.

Diagnóstico
Como é muito complicado controlar a ansiedade e a preocupação, indivíduos que sofrem do transtorno de ansiedade generalizada tendem a esgotar a saúde física e mental. É, portanto, de extrema importância buscar por ajuda médica quando a pessoa sentir que os sinais característicos da ansiedade são persistentes e recorrentes.

Os sintomas podem ser diversos e em maior ou menor intensidade, assim como podem estar relacionados a outras condições. É difícil estabelecer um diagnóstico correto, sendo que inicialmente outras doenças devem ser excluídas. 

Uma boa conversa com o paciente e um estudo do seu histórico de vida pode ajudar, assim como a realização de exames clínicos. Deve-se também atentar ao fato de que falta de ar e coração acelerado podem ser sintomas de outras doenças como as relacionadas ao coração e até mesmo de condições como uma gravidez.

Como é feito o tratamento
Muitas vezes não é preciso o uso de medicamentos, sendo que diferentes técnicas psicoterápicas podem ser efetivas em determinados casos. No entanto, a condição pode se manifestar em diferentes graus de intensidade e com durações variadas, necessitando algumas vezes de medidas mais enérgicas.

Antidepressivos e ansiolíticos são frequentemente recomendados. Mudanças nos hábitos de vida também precisam ser implementadas, sendo que os indivíduos que sofrem do transtorno de ansiedade generalizada devem procurar evitar situações de estresse, medo ou que envolvam dificuldades, por mais complicado que isto possa parecer.

O tratamento pode durar alguns meses ou anos, dependendo do grau de manifestação da doença e do organismo da pessoa. Conforme mencionamos anteriormente, falta de ar e coração acelerado também podem ser sintomas de outras condições, e o tratamento somente será efetivo quando o correto diagnóstico for estabelecido.

O que mais pode ser?
Coração acelerado e falta de ar são também sintomas comuns em indivíduos que sofrem de taquicardia, doenças cardíacas em geral e que tenham problemas na tireoide. O uso de drogas estimulantes como a cocaína também pode levar a estas sensações, assim como o consumo excessivo de cafeína ou de bebidas alcoólicas.

Pessoas que sofrem de asma ou de bronquite frequentemente sentem falta de ar, sendo que muitos dos medicamentos utilizados no tratamento destas condições provocam aceleração nos batimentos cardíacos. Infecções, febres, hipoglicemia e anemia são outras situações que podem servir de gatilho para tanto, assim como o hábito de fumar.

São várias as condições que podem de uma forma ou de outra levar à aceleração dos batimentos cardíacos e à falta de ar. É muito importante consultar um médico diante dos primeiros sintomas para que todas as possibilidades sejam estudadas e para que complicações sejam evitadas. Na grande maioria das vezes, uma doença precocemente detectada possui prognóstico positivo, por isto é fundamental realizar exames de rotina e consultar um médico periodicamente.

Nunca realize automedicação, pois o uso indevido de medicamentos pode facilmente piorar uma situação. Além disto, somente um profissional da saúde está apto a indicar a melhor alternativa para cada caso.




←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo