Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

23 maio 2016

Ataxia: sintomas, causas e tratamento

O que é ataxia? Quais são os seus sintomas? Conheça as causas e os tratamentos existentes para minimizar as suas consequências e os sintomas relacionados com esta doença.

É popularmente conhecida pelo nome de ataxia e é uma condição que causa problemas de coordenação dos movimentos musculares voluntários e do equilíbrio. É normalmente associada a uma degeneração ou bloqueio de áreas específicas do cérebro e do cerebelo. Uma das mais comuns é a ataxia de Friedreich. Este foi o nome do médico que primeiro descreveu os sintomas desta doença na década de 1860: Nikolaus Friedreich.

Como o próprio nome indica, esta é uma condição que se refere aos problemas de coordenação, ou seja, falta de estabilidade e movimentos torpes (algo que também pode acontecer com outros transtornos e doenças). No entanto, existem determinadas ataxias que, em função das suas causas e sintomas têm vários nomes: ataxia de Friedreich (que referimos anteriormente), ataxia cerebelar, ataxia vestibular e ataxia sensorial.

SINTOMAS DE ATAXIA
Os sintomas que indicamos a seguir começam normalmente entre os 5 e os 15 anos. Raramente costumam surgir em idades a partir dos 30 anos, mas podem aparecer logo após os 18 meses de idade.

Um dos sintomas mais claros é a incapacidade da pessoa em coordenar os seus movimentos, sendo o primeiro sintoma a dificuldade de caminhar (ataxia do caminhar).

Os sintomas avançam à medida que a doença vai gradualmente piorando, propagando-se lentamente aos braços, e logo de seguida ao tronco.

Em relação aos sintomas iniciais, estes incluem deformidades dos pés, flexão dos dedos dos pés e dedos grossos dos pés, entre outros. Depois os músculos começam a ficar debilitados e atrofiados, aparecendo outras deformidades.

TAMBÉM PODEM SER SINTOMAS:
  • Perda de reflexos dos tendões, especialmente nos joelhos, tornozelos e pulsos.
  • Perda paulatina de sensação nas extremidades.
  • A pessoa cansa-se com facilidade.
  • Movimentos rápidos, rítmicos e involuntários do globo ocular.
  • Dor no peito falta de respiração e palpitações cardíacas.
  • Anomalias rítmicas cardíacas.
DIAGNÓSTICO
É preciso que o especialista médico realize um exame clínico cuidadoso, incluindo o histórico médico e exame físico. Podem ser feitos exames como, por exemplo, eletromiograma, estudo da condução nervosa, eletrocardiograma, eco cardiograma, explorações de imagens de ressonância magnética, derivação ou punção espinal, testes genéticos e testes de sangue e urina para avaliar os níveis elevados de glicose.

TRATAMENTO
Atualmente não existe nenhuma cura eficaz ou tratamento. Não obstante, muitas das suas complicações e sintomas podem ser tratadas no sentido de ajudar os pacientes a manter um bom funcionamento pelo maior período de tempo possível.

De seguida vamos deixar um vídeo acerca da ataxia de Friedreich:


Fonte: http://ricasaude.com/ataxia-sintomas-causas-tratamento/
←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo