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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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30 maio 2016

A importância de uma boa combinação de alimentos

Imagem @Dennis Yang
Uma má combinação de alimentos pode ter influência no aparecimento de alguns problemas de saúde, com as respectivas consequências. Mas estes conselhos podem ajudar.

É imprescindível fazer uma boa combinação de alimentos se queremos ter uma digestão completa e um metabolismo em pleno rendimento, por outro lado, é também necessária uma boa digestão para que o organismo possa absorver e assimilar de forma correta todos os nutrientes.

Para conseguir o peso adequado, a sensação de bem-estar intestinal e uma melhor saúde em todos os níveis, é imprescindível fazer uma correta combinação de alimentos já que isso nos permite ter uma melhor digestão, uma correta assimilação, e uma adequada evacuação intestinal que ajuda a desintoxicar o nosso organismo de forma continuada.

COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS E DIGESTÃO

Praticamente todos os alimentos contêm a maioria dos nutrientes:
  • Proteínas.
  • Lipídios ou gorduras.
  • Glicídios ou açúcares.
  • Fibra.
  • Vitaminas.
  • Minerais e água.
Embora alguns alimentos contenham maior quantidade e proporção de nutrientes do que outros.

Em termos gerais, se um alimento contém 15 por cento de proteínas, ou mais, é considerado um alimento proteico, enquanto se for 20 por cento ou mais de hidratos de carbono é considerado glicídico, o que conta é se as proteínas ou os hidratos de carbono constituem o principal elemento nutritivo de um determinado alimento.

Esta informação terá grande utilidade na hora de escolher as melhores e piores combinações de alimentos.

COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS E NUTRIENTES

Amidos e açúcares - Quando o açúcar entra na boca juntamente com o amido, a saliva segregada durante o processo de mastigação inibe a ptialina, a enzima que ajuda à digestão dos amidos, entorpecendo desta forma a digestão do amido antes deste chegar ao estômago. Esta combinação bloqueia a passagem do açúcar através do estômago até que o amido seja digerido, provocando a sua fermentação.

Os subprodutos da fermentação de açúcares são ácidos, o que por sua vez inibe ainda mais a digestão dos amidos, os quais precisam de meios alcalinos para a sua digestão.

Proteínas e amidos - Esta é a combinação de alimentos característica que encontramos nas dietas modernas ocidentais, a carne com batatas, ovos com pão etc. Quando comemos proteínas e amido juntos, a enzima ptialina é segregada através da saliva começando a digestão dos amidos, quando a comida mastigada chega ao estômago, a digestão do amido através de enzimas alcalinas continua e entorpece desta forma a digestão da proteína pela pepsina e outras secreções ácidas, favorecendo assim a produção de resíduos tóxicos de gases e putrefação.

Amido e alimentos ácidos - Qualquer ácido que se coma juntamente com um amido inibe a secreção de ptialina.

Por essa razão, ao comer, por exemplo, frutas ácidas ou ácidos como o vinagre juntamente com o amido, não há uma secreção idônea da enzima alcalina na boca para iniciar a primeira fase da digestão. Em consequência o amido vai para o estômago sem os sucos alcalinos vitais que são necessários para uma boa digestão, o que ajuda à fermentação das bactérias.

Proteína e alimentos ácidos - Uma vez que a proteína precisa de um meio ácido para uma digestão adequada, pode-se pensar que os alimentos ácidos facilitariam a digestão de proteínas, mas não é assim. Quando os alimentos ácidos entram no estômago inibem a secreção de ácido clorídrico e de pepsina, esta enzima que ajuda a digerir proteínas apenas pode funcionar na presença de ácido clorídrico, não com qualquer outro ácido.

ALGUNS EXEMPLOS DE BOAS COMBINAÇÕES DE ALIMENTOS
  • Pão ou massa com abacate.
  • Fruta com iogurte ou requeijão, sejam uvas, peras, bananas, etc.
  • Batatas com verduras.
  • Ovos com verduras.
  • Peixe com limão.
  • Carnes e sobremesas com ananás natural.
  • Fruta com tostas de pão.
  • Fruta com flocos de aveia.
  • Salada de hortaliças frescas sem vinagre, com arroz (amido).
  • Salada de hortaliças frescas com vinagre, com cogumelos (proteína).
  • Morangos com mel.
  • Iogurte com muesli.
  • Quinoa com verduras salteadas.
  • Verduras da época com uma única proteína.
EXEMPLOS DE MÁ COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS
  • Pão e batatas, arroz ou legumes.
  • Kiwi ou limão com banana.
  • Tomates e limão.
  • Ovo e batata.
  • Presunto e melão.
  • Carne com batatas.
  • Peixe com massas.
  • Vinagre ou limão na salada com massa ou arroz ou batatas.
  • Leite com pão.
Fonte: http://ricasaude.com/a-importancia-de-uma-boa-combinacao-de-alimentos/#at_pco=smlwn-1.0&at_si=574c7998d073deb6&at_ab=per-2&at_pos=0&at_tot=1
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