Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

30 abril 2016

Uréia e creatinina | exame da função dos rins

Qual a função dos rins?
Os rins são órgãos que possuem a função de filtrar o sangue. São responsáveis pela eliminação de substâncias tóxicas, pela manutenção do equilíbrio de eletrólitos (ex: sódio, potássio, cloro…), além de produzir hormônios como a eritropoietina, que estimula a produção de hemácias.

Possuímos dois rins que ficam localizados na região lombar, cada um de um lado. Em casos de não funcionamento adequado dos rins, as impurezas irão se acumular e a pessoa ficará intoxicada pela uréia e demais substâncias tóxicas não eliminadas.

Pra que serve a dosagem de uréia e creatinina no sangue?
A uréia e a creatinina são substâncias que circulam no sangue e são úteis para avaliar a função dos rins.

Como é realizado o exame?
A dosagem da uréia e da creatinina é realizada através de um exame simples de sangue.

O que é a uréia e a creatinina?
A uréia é produzida no fígado, circula no sangue, é filtrada nos rins e excretada na urina. Não é tão específica para a avaliação da função renal como a creatinina, mas também se eleva no sangue na insuficiência renal.

A creatinina é derivada do metabolismo de creatina presente nos músculos e também da carne que ingerimos; ela é liberada para o sangue a uma taxa relativamente constante e tem uma concentração sanguínea estável.

Quais os valores de referências?
Creatinina: 0,60-1,30mg/dl.
Uréia: 10-40mg/dl.


Para avaliar corretamente o bom funcionamento dos rins não basta à uréia e a creatinina estarem dentro das referências do laboratório, é necessário fazer o cálculo do clearance de creatinina. Através do cálculo do clearance de creatinina é que iremos estimar a filtração do glomérulo, ou seja, a capacidade que o rim está filtrando no período de um minuto.

Como realizar o Clearance de Creatinina?
Podemos realizar o cálculo do clearance de creatinina através de diversas maneiras, uma delas é utilizar a fórmula de Cockcroft-Gault, podendo ser mais recentemente calculada por aplicativos de celulares ou mesmo em alguns sites na internet como o da Sociedade Brasileira de Nefrologia –clique aqui para calcular o clearance de creatinina.

Os valores considerados dentro da normalidade para o clearance de creatinina são:

Homens: 85 a 137 ml de plasma/min/1,73 m2
Mulheres: 75 a 129 ml de plasma/min/1,73 m2

Crianças: 70 a 140 ml de plasma/min/1,73 m2

Caso o cálculo do seu clearance de creatinina esteja inferior aos valores citados acima, é possível que esteja com algum grau de insuficiência renal. Sendo assim procure um médico nefrologista para maiores cuidados.

Em quais situações ocorrem alterações da uréia e da creatinina?
Valores aumentados de creatinina indicam diminuição da função renal, sendo que, é necessário perda de pelo menos 50% da função renal para que ocorra elevação dos níveis de creatinina, desidratação e choque, obstrução do trato urinário e doenças musculares. Já valores diminuídos de creatinina podem ser indicativos de debilitação, gravidez e massa muscular reduzida.

Valores aumentados de uréia estão presentes em casos de insuficiência renal aguda ou crônica, desidratação acentuada, perda muscular, catabolismo protéico aumentado, choque ou insuficiência cardíaca congestiva. Valores reduzidos ocorrem no segundo trimestre da gravidez, na diminuição do consumo de proteínas, insuficiência hepática severa, desnutrição e uso de alguns medicamentos.

Quando é indicada a dosagem de creatinina?
Em pacientes com mais de 50 anos, indivíduos que possuam hipertensão, diabetes, história familiar de rins policísticos, de glomerulonefrite ou de insuficiência renal crônica; uso crônico de anti-inflamatórios, infecção urinária de repetição, cálculos renais de repetição, edemas sem causa definida, anemia sem causa definida, doença cardíaca grave e alterações na urina.


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo