Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

27 abril 2016

Ômega 3 e Ômega 6: benefícios para o corpo

Basta dar uma olhada rápida pelas prateleiras dos supermercados e logo você já vê produtos com destaque para a substância: “Contém Ômega 3”, por exemplo, que é o mais comum.

Não há dúvidas de que ele faz bem para a saúde e no saúdeumdesafio a gente mostra para você o que é quais os benefícios, onde encontrar e qual a quantidade recomendada para ingestão destas poderosas substâncias.

Diferenças
O ômega é um tipo de gordura “boa”, com o nome de ácido graxo poli-insaturado essencial, que contribui para o bom funcionamento do organismo. Assim como a vitamina C, ele não é produzido pelo corpo, portanto precisa ser consumido externamente. Então saiba que nem todas as gorduras são ruins para a nossa saúde. 

O ômega 3 (ácido linolênico) é encontrado em duas formas diferentes, tanto em óleos vegetais como óleo de canola e de linhaça e também em alimentos. 

O ômega 6 (ácido linoleico) é outra variação deste ácido graxo, encontrado em óleos como óleo de girassol e soja, além de sementes oleaginosas. Ele também é bastante encontrado em cápsulas de óleo de prímula, que aliviam a tensão pré-menstrual, melhora coceiras na pele, e é uma importante fonte de vitamina E.

O ômega 3 é subdividido em duas partes, uma de cadeia longa e outra de cadeia curta. O mais indicado para o consumo humano é o de cadeia longa, encontrado em peixes de águas profundas.

Nas prateleiras dos supermercados existem os produtos que são ‘enriquecidos’ com Ômega 3, ou seja, feito de maneira industrial, como manteiga, leite e ovos. É uma boa forma de complementar o consumo deste tipo de gordura, mas não é informado se o tipo do ômega é de cadeia curta ou longa, sendo vendido geralmente o de cadeia curta. Porém, eles além de serem enriquecidos com ômega 3, também possuem grandes concentrações de ômega 6, que acaba anulando os benefícios do primeiro.

Use com mais moderação os alimentos com ômega 6.

Formas de usar
A melhor forma de absorver os “ômegas” no organismo é por meio da ingestão de alimentos. Então, fique atento no supermercado aos produtos que contém Ômega 3 ou 6. Geralmente os peixes como salmão, sardinha, bacalhau, cavala, atum entre outros. Recomenda-se comer duas porções destes peixes por semana e se puderem incluir outras fontes de ômega na alimentação também é importante.

A dose diária recomendada de Ômega 3 é de 250 mg para adultos, 100 mg para crianças, 450 mg para mulheres grávidas.

Como as substâncias são encontradas em sua maioria na pele dos peixes, o ideal é não tirar a pele e evitar que seja feito sob altas temperaturas ou frito. Experimente grelhado e com a pele para garantir os níveis de Ômega 3 no alimento.

E cuidado, não adianta comer peixe exageradamente todos os dias, pois o consumo deve ser limitado por ter alto poder de oxidação. O consumo deve ser associado à ingestão de vitaminas antioxidantes também fontes ricas em vitamina E (brócolis, castanhas, azeite extra virgem).

O equilíbrio entre o consumo dos dois tipos de Ômega é muito importante para não inverter os quadros de colesterol e aumentar ainda mais os índices. Moderação é o melhor remédio.

Benefícios
Entre as principais melhorias para o organismo, o consumo do Ômega 3 é um aliado no fortalecimento do cérebro e da memória, indicando melhoras no aprendizado de quem o consome, combate a depressão, doenças cardíacas, doenças inflamatórias, controla a osteoporose, pois aumenta a absorção do cálcio, é excelente para quem tem asma, pois ajuda a diminuir as crises, ajuda no combate à diabetes, reduz o colesterol ruim (LDL), os triglicerídeos e aumenta os níveis do colesterol bom (HDL). 

Também é ótimo para diminuir o desconforto, cansaço e mau humor causado pela TPM. Outros benefícios também são notados, como a regulação da temperatura do corpo e a perda de água, portanto fortalecendo o sistema imunológico.  

Estudos recentes apontaram melhoras também em casos de pacientes com Mal de Alzheimer, distúrbios de comportamento como hiperatividade e déficit de atenção.

Ômega e emagrecimento
Muitas pessoas usam o ômega 3 para auxílio no emagrecimento por meio das dietas. São prometidos resultados como “secar” a barriga, perder até 5 kg em um mês entre outros efeitos. 

De fato, estudos mostram que eles geram uma sensação maior de saciedade no estômago, mas lembre-se de que eles não substituem a mudança de hábitos alimentares e prática de exercícios físicos. 

Não existem milagres sem esforços. Portanto, não é tomando cápsulas de ômega 3 e mantendo uma alimentação desequilibrada que você vai alcançar os resultados vistos pela web.


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo