Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

21 abril 2016

Feno-grego ajuda a emagrecer e reduz o colesterol

Saiba para que serve o feno-grego, quais os cuidados ao consumir e muito mais.

O extrato de feno-grego e seu óleo essencial são utilizados há mais de 2.500 anos pela Medicina Ayurvédica, com muitos benefícios relatados: desordens do estômago e vesícula biliar, alteração no paladar, problemas respiratórios, úlceras na boca, dor de garganta, diabetes, inflamações, feridas, anemia, febre, insônia, cólica abdominal e menstrual. 

Os créditos continuam: reduz os níveis de colesterol e triglicérides, protege o coração, ajuda a emagrecer, ativa o sistema imunológico e atua contra gripes, resfriados e várias infecções. Ele é benéfico no período de lactação (aumenta a produção de leite) e melhora a digestão, e também é usado em aplicações tópicas para cuidar da pele e cabelos. A erva é reconhecida cientificamente por suas ações antimicrobiana, antioxidante, antiglicêmica, antilipêmica, antiinflamatória e anticancerígena.

Nutrientes
As sementes de feno-grego são a parte mais utilizada da planta, têm um sabor levemente amargo, e costumam ser empregadas como uma erva medicinal. No entanto, o feno-grego tem um sabor agradável quando cozido, e pode ser usado no preparo de alimentos. As sementes são secas e moídas, daí resultando o tempero em pó. Muito nutritivas, elas são ricas em minerais (ferro, potássio, cálcio, selênio, cobre, zinco, manganês, magnésio) e vitaminas (A, C, complexo B, folato). Além disso, contêm flavonoides, polissacarídeos e fibras, como luteolina, apigenina, quercetina, saponinas, mucilagem e pectina, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol, além de acelerar a eliminação de toxinas. O aminoácido 4-hidroxi-isoleucina, presente nas sementes, ajuda a reduzir a absorção de glicose no intestino.

Sistema-digestivo
O feno-grego é útil em numerosos problemas digestivos, como má digestão, prisão de ventre, dor gástrica, inflamação do estômago e do intestino. Por conter fibra solúvel ele ajuda na constipação, e seus óleos essenciais atuam na melhora da digestão. Além disso, o feno-grego alivia a colite ulcerativa devido ao seu efeito antiinflamatório.

Coração e colesterol
O feno-grego ajuda na prevenção de doenças cardíacas, reduz o endurecimento das artérias e regula os níveis de colesterol e triglicérides. Feno-grego atua na redução do colesterol LDL, e pode prevenir significativamente várias doenças como aterosclerose, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, e isto se deve ao alto teor de galactomanana, uma fibra solúvel natural presente nas sementes.

Açúcar e diabetes
O feno-grego atua no diabetes tipo II, o que é fartamente documentado por muitas pesquisas, e também pode ajudar no diabetes tipo I. Estudos feitos por pesquisadores indianos mostram que o feno-grego adicionado em dietas de diabéticos do tipo I reduz o nível de açúcar urinário em até 54%. A fibra galactomanana, citada acima, é a responsável por retardar a velocidade de absorção e entrada do açúcar na corrente sanguínea. O aminoácido 4-hidroxi-isoleucina, presente no feno-grego, também reduz a absorção do açúcar e modula a produção de insulina, o que contribui para o controle da glicemia. A liberação lenta da insulina ao invés de uma dose maciça (pico de insulina) melhora toda a função corporal, preserva o pâncreas e evita os altos e baixos da glicemia (açúcar no sangue) em diabéticos.

Antiinflamatório natural
Feno-grego ajuda a combater a inflamação em diversas áreas do corpo (dentro e fora), e atua em úlceras de boca e de perna, furúnculos, eczemas, feridas, bronquite, tosse crônica, artrite, doenças renais e câncer. Pesquisa publicada na revista científica International Immuno Pharmacology estudou a ação antiinflamatória e antioxidante da mucilagem de feno-grego em ratos artríticos e confirmou o poder da erva no combate à inflamação.

Libido
O feno-grego parece ajudar os homens na esfera sexual, incluindo disfunção erétil, libido, desempenho sexual e impotência. A erva atua aumentando os níveis de testosterona. Em um estudo publicado na revista Phytotherapy Research, homens receberam placebo ou cápsulas de extrato de feno-grego durante seis semanas. Na análise foi constatado que o feno-grego teve uma influência significativa sobre a excitação sexual, energia e resistência, e ajudou os participantes a manter os níveis normais de testosterona.

Cuidados
O feno-grego é muito seguro, o único efeito colateral visto em pessoas que tomam altas doses é um leve desconforto gastrointestinal, com inchaço, gases e leve diarreia. Feno-grego é contra-indicado durante a gravidez porque pode ter efeito abortivo devido à sua forte atuação sobre o sistema reprodutivo feminino. Também é importante notar que o feno-grego tem ação anticoagulante e pode causar sangramento excessivo em algumas pessoas: isto é válido para quem tem distúrbios hemorrágicos ou faz uso de medicamentos anticoagulantes.

Como usar
Compre as sementes de feno-grego, dê uma leve tostada para reduzir o sabor amargo e coloque num frasco com moedor (igual ao que se usa para a pimenta do reino). Na hora de usar é só moer, obtendo-se um pó que pode temperar diversos pratos, como cozidos, legumes e sopas.

Referências
  • *Alternative Medicine Review 2003.Therapeutic applications of fenugreek
  • *International Journal of Clinical and Experimental Medicine 2015. 4-Hydroxyisoleucine improves hepatic insulin resistance by restoring glycogen synthesis in vitro
  • *Phytotherapy Research 2009. The effect of fenugreek 4-hydroxyisoleucine on liver function biomarkers and glucose in diabetic and fructose-fed rats
  • *Ancient Science of Life 2015. Common medicinal plants with antiobesity potential: a special emphasis on fenugreek
  • *International Immunopharmacology 2012. Anti-inflammatory and antioxidative effects of mucilage of Trigonella foenum graecum (Fenugreek) on adjuvant induced arthritic rats
  • *Phytotherapy Research 2011. Physiological Aspects of Male Libido Enhanced by Standardized Trigonella foenum-graecum Extract and Mineral Formulation
  • *Cancer Biology & Therapy 2009. Fenugreek: a naturally occurring edible spice as an anticancer agent.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/20767-feno-grego-ajuda-a-emagrecer-e-reduz-o-colesterol


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo