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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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03 abril 2016

Cevada: um cereal nutritivo e cheio de benefícios

Oferecendo benefícios para a saúde e a beleza, com mais nutrientes até do que o trigo, a cevada pode ser consumida de diversas maneiras diferentes.

Com o nome famoso por ser um componente da cerveja, a cevada é um cereal integral bastante nutritivo cuja planta lembra muito o trigo. A semelhança, porém, está mais na aparência que na composição; a cevada oferece mais nutriente que o consumo de trigo.

Embora o consumo ainda seja pouco praticado e discutido entre os brasileiros, incluir a cevada na alimentação traz muitos benefícios para a saúde e ajuda a suprir a necessidade de uma boa variedade de nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.

“A farinha de cevada verde é cheia de vitaminas A, do complexo B, C e K, além de minerais como cálcio, fósforo, selênio, zinco, iodo e cobre. Todos esses nutrientes são necessários para o bom funcionamento do organismo”, comenta Mohamad Barakat, endocrinologista e especialista em fisiologia do exercício e nutrologia.

Quem deseja começar a aproveitar os benefícios do cereal pode ir muito além da inclusão de sua farinha na alimentação. Ainda que esta seja uma das mais conhecidas formas de consumo, está longe de ser a única: a cevada também pode ser consumida em grãos, em sua forma solúvel, em cápsulas e até em peelings.

Benefícios da cevada
Além de potencializar a sua saúde com seus nutrientes, a cevada também colabora com a beleza.

Benefícios para a saúde
Além de ser rica em vitaminas ao organismo, a cevada oferece ainda outros benefícios para a saúde.

“Como a cevada é rica em selênio, magnésio, manganês, cobre e tiamina, ela é excelente para funções de aprendizado e desenvolvimento neuronal”, ressalta a nutróloga Cristiane Braga L. Kanashiro.

“As fibras presentes no cereal estimulam o funcionamento do intestino, melhorando a absorção de nutrientes e prevenindo doenças do trato intestinal. Além disso, possuem propriedades diuréticas, melhora a oxigenação das células, estimula a circulação e acelera o metabolismo”, conta o Dr. Mohamad Barakat.

A cevada também propriedades antioxidantes, ajuda no sistema imunológico e é uma aliada na manutenção da saúde dos ossos. “O iodo da cevada também está relacionado ao controle hormonal, já que essa substância age com as glândulas da tireóide”, completa o médico.

Benefícios para a beleza
A cevada é uma grande aliada para uma pele bonita e saudável. Suas ações antioxidantes ajudam no combate ao envelhecimento precoce. Como conta Mohamad Barakat, “o cereal tem propriedades de regenerar as células da pele e devolver elasticidade e hidratação”.

Além da pele, os nutrientes presentes na cevada também colaboram com a saúde e beleza de unhas e cabelos: a biotina, uma vitamina do complexo B, estimula o crescimento do cabelo e das unhas.

Complementando os benefícios, segundo a Dra. Cristiane, a cevada “fornece energia e combate os radicais livres”. Além disso, ainda fornece uma boa quantidade de fósforo ao organismo, o que ajuda a reforçar a estrutura celular e influencia na aparência saudável.

As propriedades da cevada
Selênio: tem ação antioxidante, ajuda a regular os hormônios da tireóide, auxilia na prevenção de cânceres e na saúde do sistema imunológico.

Magnésio: regula a absorção de minerais, auxilia na saúde de ossos e músculos. Também ajuda o corpo a produzir energia e a manter o ritmo cardíaco normal.

Cobre: auxilia a atividade celular, ajudando na produção de energia e proteção.

Cálcio: contribui para a saúde de ossos e dentes, construindo-os e mantendo-os fortes.

Manganês: também ajuda na formação do osso é um componente de enzimas que ajudam na regulação de colesterol, carboidratos e aminoácidos.

Fósforo: assim como o cálcio, o fósforo está diretamente ligado à saúde de dentes e ossos. Além disso, ajuda a manter o pH do corpo em nível regular.

Vitamina B1: a vitamina B1, ou tiamina, é uma das vitaminas do complexo B presentes na cevada. Esta vitamina tem propriedades essenciais para o bom funcionamento do coração, do sistema nervoso e dos músculos.

Vitamina K: tem grande papel na coagulação sanguínea e contribui para a saúde do esqueleto.

Como consumir a cevada
A cevada pode ser consumida em diferentes formatos para fornecer ao organismo todas as suas propriedades, nutrientes e benefícios à saúde. Confira os principais:
  • Farelo: o farelo de cevada pode ser usada em receitas de pães, tortas e bolos como alternativa à farinha de trigo.
  • Grãos: os grãos da cevada também podem ser incluídos em receitas de saladas, risotos e outros pratos.
  • Solúvel: a cevada solúvel pode ser consumida como o café, assumindo cor e gostos bastante semelhantes à bebida. Porém, o café de cevada não possui cafeína. Além disso, esta forma pode ser acrescentada em sopas e sucos para aumentar ainda mais os nutrientes dos pratos.
  • Chá: o chá de cevada é bastante popular em países da Ásia. Preparado a partir dos grãos macerados ou torrados, o chá pode ser tomado quente ou gelado.
  • Cápsulas: a cevada em cápsula pode ser uma boa opção para quem não deseja consumir a cevada como parte da alimentação e ainda quer usufruir de seus benefícios.
  • Peeling: como traz grandes benefícios para a saúde e a beleza da pele, os peelings à base de cevada têm efeito clareador, ajudam na hidratação e no combate ao envelhecimento.

5 receitas com cevada
1. Risoto de cevada: este risoto complementa a cevada com outros vegetais – tomate, cenoura, salsinha e cebolinha. Fácil de fazer, o prato também pode ser consumido como salada, basta esperar esfriar.

2. Cevaccino: para quem quer substituir o café por cevada, esta é uma boa receita de bebida semelhante ao capuccino e sem conter cafeína. O formato de cevada utilizado é o solúvel, misturando com leite em pó, bicarbonato de sódio, canela e chocolate em pó.

3. Cevadinha ao vinagrete: esta receita usa a cevada em grãos e é uma alternativa prática, rápida e fácil de um bom tempero para consumir o cereal em forma de salada.

4. Risoto cremoso de cevada: nesta receita, o risoto é complementado com rúcula e nozes, além de resultar em um prato bem cremoso, graças à utilização de sour cream ou creme de leite fresco.

5. Cevada com carne: usando a cevada em grãos, esta receita combina o cereal com outros vegetais e carne cozida. Uma boa opção para uma refeição completa, nutritiva e fácil de preparar.

Contra-indicações
Assim como o trigo, a cevada contém glúten. Sendo assim, é contra-indicada aos pacientes celíacos, alerta a nutróloga Cristiane Braga. Nesse caso, o amaranto pode ser uma boa alternativa para substituir à cevada como cereal integral, uma vez que contém alto valor nutritivo (é rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas) e não possui glúten em sua composição.

Mitos e verdades sobre o cereal
1. Posso tomar cerveja como forma de consumir cevada?
Não. “Parece óbvio, mas não custa reforçar para que nenhum espertinho use os benefícios da cevada como desculpa… O consumo na forma de cerveja não traz todos esses benefícios, além de acabar com qualquer dieta”, lembra o Dr. Mohamad Barakat.

2. A farinha de cevada pode substituir a farinha de trigo?
Sim! O Dr. Mohamad ressalta que a cevada “serve como uma substituta nutritiva e funcional da farinha de trigo refinada, que não é benéfica para o organismo”. Sendo assim, substituir a farinha de trigo pela cevada aumentará o valor nutritivo das suas receitas.

3. Cevada engorda?
Não. Apesar de ser um carboidrato, a cevada tem poucas calorias (cerca de 350 para cada 100g). Além disso, “geralmente pequena quantidade é agregada às receitas, o que definitivamente não contribui para o aumento de peso”, comenta a Dra. Cristiane.

Onde comprar cevada em suas variadas formas
Confira algumas opções de loja online onde você pode encontrar alguns formatos de cevada para o consumo.
  • Cevada solúvel El Pocillo por R$6,30 na Relva Verde
Encontre a melhor forma de consumo para você e comece a incluir a cevada na sua alimentação para turbinar os nutrientes das suas receitas e usufruir dos benefícios para sua saúde e beleza! Mas não se esqueça de consultar um nutricionista para que ele te auxilie na escolha do cardápio com cevada.



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