Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

02 abril 2016

Alimentação e saúde: Quais são os nutrientes essenciais para a nossa vida?

Você realmente sabe o que está comendo? Além do sabor, os alimentos reservam nutrientes que, muitas vezes, nosso organismo não consegue produzir sozinho. Vejam aqui quais são essas substâncias, onde encontrá-las e seus principais benefícios à saúde.

Falar de alimentação saudável, da importância da ingestão regular de alguns nutrientes para o nosso organismo, é mais do que sabido, principalmente com a quantidade de informações e pesquisas na área, no entanto, o que muita gente ainda tem dúvida é de como adquirir esses benefícios na rotina do dia a dia. 

Conhecer os alimentos que comemos é essencial para entendermos as razões de como cada ingrediente consegue completar nossas próprias necessidades.

Optar por uma alimentação saudável é a melhor forma de obter os micronutrientes fundamentais para o organismo e absorvê-los. Podem ser encontrado em diversos alimentos que podem ser incluídos facilmente na alimentação ou, com o devido acompanhamento profissional, obtê-los através da suplementação. 


“Ferro, cálcio, selênio, vitaminas do complexo B e zinco são fundamentais e podemos adquirir todos esses nutrientes em boas fontes alimentares. Sempre se prioriza a aquisição através da alimentação, porém em virtude da rotina, estresse ou doença, podemos utilizar a suplementação como estratégia auxiliar ou até mesmo de restabelecimento da saúde como coadjuvante da alimentação saudável." explica a nutricionista Caroline Codonho.


Nutrientes e alimentos: Quais são seus benefícios e onde encontrá-los?

Ferro - Aumenta a imunidade, previne a anemia e fornece energia. Um mineral essencial para o bom funcionamento das células do organismo. Tem a função de transportar oxigênio para o músculo em atividade. Alimentos ricos em ferro: carne vermelha, ovo, feijão e ervilhas.

Cálcio - Melhora o metabolismo ósseo, saúde dos ossos e contração muscular. O cálcio é distribuído no organismo entre os dentes, ossos e sangue. Fundamental principalmente durante a infância, pois é nessa fase que se cria as reservas de cálcio no corpo. Alimentos que possuem cálcio: Leite desnatado, brócolis, espinafre, ameixa seca, quiabo, sardinhas sem pele e castanha do Pará.

Selênio - Aumenta a imunidade, previne as doenças cardiovasculares e auxilia no ganho de massa muscular. É um elemento indispensável para a saúde do corpo, atua como antioxidante e anticoagulante e protege o corpo de diversas doenças inflamatórias típicas do envelhecimento, como a atrite e são prevenidos o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson. Alimentos que encontramos o selênio: Castanha do Pará, atum, repolho, brócolis e espinafre.

Vitaminas do complexo B - Desde promover a pele e cabelo saudáveis a impedir a perda da memória ou enxaquecas. Oito vitaminas que são conhecidas por complexo B, são elas: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12. Fundamentais para manter nosso corpo em funcionamento, esses nutrientes ajudam a converter os alimentos em combustível, o que nos permite ficar energizados durante todo o dia. Alimentos que encontramos esses nutrientes: Castanha do Pará (B1), levedura de cerveja (B1, B2, B3 e B9), fígado (B3 e B12), queijo cottage, cogumelos e semente de girassol (B5), amendoim (B3, B5 e B7), salmão, banana e abacate (B6), espinafre e lentinha (B9).

Zinco - Saúde cerebral combate os sinais do envelhecimento, fornece energia e auxilia na perda de peso. Esse mineral protege o organismo por ter ação antioxidante, diminuindo a quantidade de radicais livres em nosso corpo, desempenhando um papel vital para a síntese das proteínas e ajuda na regulação da produção de células do sistema imunológico do corpo. Alimentos ricos em zinco: ostras, feijão, frango, nozes, castanhas, semente de abóbora e arroz integral.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo