Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

28 março 2016

Peixe de água doce ou salgada: qual é o melhor para a saúde? Descubra!

Peixe de água salgada ou peixe de água doce? Qual é o melhor? Apesar de serem muito parecidos nutricionalmente, existem diferenças nas composições de casa espécie. Veja o que difere cada um e qual é o mais poderoso para nossa alimentação!

Peixes de água salgada: A grande virtude que os peixes do mar têm em relação aos dos rios é a maior quantidade de ômega 3 em suas composições nutricionais. Esse elemento é considerado uma "gordura boa" que ajuda muito no bom funcionamento do organismo.

Peixes de água doce: As espécies que têm como habitat natural os rios são ricas em nutrientes como vitaminas e minerais, que atuam diretamente no organismo, acelerando o metabolismo, por exemplo.

Independente da origem do peixe, para obter todos nutrientes do alimento é necessário acertar no preparo. Opte por servi-los assados, cozidos ou grelhados para desfrutar melhor dos seus benefícios.

Sempre ótimas opções para almoços em família e celebrações especiais - como a Páscoa - os peixes são refeições que, em geral, agradam os paladares mais aguçados. Contudo, velhos dilemas acontecem na hora de escolhermos o "peixinho" do dia: qual é o melhor? Os de água doce ou os de água salgada? Quais são mais nutritivos? Para sanarmos todas essas dúvidas, vamos apresentar as principais diferenças entre as algumas espécies dos mares e dos rios.

Em suma, de acordo com a nutricionista Paola Lisboa, os dois tipos de peixes, tanto do mar quanto do rio, possuem os mesmos componentes e são equivalentes em uma alimentação, contudo, a principal diferença entre as espécies se encontra na concentração de ômega-3, onde os de origem marinha possuem maior quantidade. Ela explica:

"Os dois tipos de peixe têm ótimas quantidades de vitaminas e minerais, mas se for para escolher um, os peixes de águas salgadas possuem uma maior variedade de opções, além de uma quantidade superior do ácido graxo ômega 3, uma gordura boa, essencial para o organismo que o nosso corpo não produzir" destaca a profissional.

Características nutricionais dos peixes de água doce
O peixe de água doce, como por exemplo, a tilápia, é rica em nutrientes como vitaminas e minerais, tais como selênio, fósforo, potássio, vitamina B12, niacina, vitamina B6, entre outros que atuam diretamente no organismo, acelerando o metabolismo, reduzindo o risco de doenças crônicas, prevenindo vários tipos de câncer, além de melhorar a saúde do cabelo e fortalecer o sistema imunológico.

Opções importantes de peixes de água doce
  • Tilápia
  • Pintado
  • Truta
  • Pirarucu
Características nutricionais dos peixes de água salgada
Os peixes de água salgada, como o salmão ou o atum, por exemplo, são extremamente ricos em ômega 3, a tal da gordura boa que é aliada ao cérebro e ao coração. Ela ajuda na redução do colesterol e também fortalece o sistema imunológico.

Opções importantes de peixes de água salgada
  • Atum
  • Salmão
  • Linguado
  • Sardinha
A importância do consumo regular de peixes
O consumo regular de peixes é essencial para a saúde. Além de muito saboroso, eles são excelentes fontes de nutrientes, reservam grande quantidade de sais minerais, como cálcio, fósforo, iodo e cobalto, fundamentais para a formação dos ossos, fornecimento de energia e para a absorção da glicose no corpo.

Os peixes também são fontes das vitaminas A e B, micronutrientes importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas do organismo. Algumas espécies também são ricas em vitamina D, complexo fundamental para a absorção do cálcio, promovendo a saúde dos ossos, fortificando os dentes e ainda pode ser preventivo de determinadas formas de cancro.

É importante ressaltar, que para obter os nutrientes presentes nos peixes, seja ele de água salgada ou doce, além da escolha, é necessário acertar no preparo. Opte por servi-los assados, cozidos ou grelhados para desfrutar melhor dos seus benefícios.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo