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30 março 2016

Bebeu demais? Veja 4 alimentos que ajudam a combater a ressaca do dia seguinte

O dia seguinte de uma noite "bem bebida" é, no mínimo, desconfortável. Os efeitos da ressaca causam diversas disfunções no organismo que nos tiram toda a energia do corpo.

Contudo, uma ótima notícia para quem pretende tomar uns drinques a mais, principalmente nas festas de final de ano: alguns alimentos ajudam no processo e aceleram o fim dessa incômoda sensação! Descubram aqui quais são e como eles agem!

Um brinde ao ano novo!  Tradicionalmente as festas são repletas de mesas fartas e, logicamente, bebidas. De drinques do momento ao tradicional champanhe ou espumante, na celebração, muitas vezes, é difícil controlar e evitar o exagero, causando aquela sensação de ressaca. Para amenizar os deslizes alcoólicos, é fundamental caprichar na hidratação e cuidar da alimentação no dia seguinte.

As repercussões dos exageros na hora de beber desencadeiam uma série de desconfortos que sinalizam um desequilíbrio generalizado no nosso corpo. "A sensação de enjoo, náusea, boca amarga, falta de apetite e sensação de estufamento acontecem porque há uma sobrecarga do aparelho digestivo, principalmente do fígado", explica a nutricionista Adriana Ávila, explicando como podemos diminuir os efeitos da bebida em nosso organismo, através da alimentação saudável.

"A alimentação deverá ser mais leve para facilitar a digestão e não exigir mais do fígado. Deve-se manter uma boa hidratação que poderá ser feita com água, suco natural, chá gelado e/ou água de coco. Coma verduras e legumes sob a forma de uma salada com uma carne fria (carpaccio de salmão, de carne, atum light ou rosbife) com torradinhas mais secas (sem ter queijo parmesão ou azeite). 

Se preferir pode tomar uma sopa fria, tipo gazpacho, pois é mais fácil de digerir do que alimentos sólidos e é mais agradável quando estamos nauseados. As frutas caem bem também, que, além de usadas no suco, poderão ser picadas como salada de frutas ou picadas no iogurte bem geladinho. Não devemos ingerir alimentos gordurosos, frituras, álcool, muito sal para melhorar dos sintomas já comentados", finaliza a profissional.

4 alimentos que ajudam a diminuir os efeitos da ressaca

Chá verde e de alecrim - Os chás são ideais no processo de desintoxicação. Eles estimulam o fígado, que elimina as toxinas do nosso corpo, sobrecarregados pelo álcool. Ambos são excelentes aliados também pela quantidade de água que ajudam no processo de hidratação.

Limão - O suco é rico em antioxidantes e o chá de limão também, ambas as bebidas ajudam a eliminar as toxinas do organismo e revitalizam nossa energia.

Vinagre - Ele possui uma substância chamada ácido acético, que circula rapidamente por todo o organismo fazendo uma verdadeira "faxina" e facilita o trabalho do fígado. Abuse dele nas saladinhas!

Água de coco - É um potente reidratante natural, pois contém eletrólitos que aceleram o processo de hidratação. Além desses sais, a bebida tem carboidratos que repõem a energia perdida com o excesso de bebida alcoólica e mais outros nutrientes com propriedades antioxidantes, que ajudam no processo de desintoxicação.

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