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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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01 março 2016

Atividade física na velhice: nunca é tarde para começar

São bem conhecidos os benefícios da atividade física regular sobre a saúde e o bem-estar das pessoas no processo de envelhecimento, o que é chamado de envelhecimento saudável.

No entanto, estes efeitos benéficos do exercício foram constatados em velhos que já se exercitavam desde a meia idade e pouco se sabia sobre o impacto da atividade física sobre a saúde de pessoas que iniciam a atividade física na velhice. Um novo estudo, recentemente publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine, preenche esta lacuna.

A pesquisa analisou informações sobre a atividade física de 3454 homens e mulheres que estavam saudáveis no início do estudo em 2002/2003. A idade média dos participantes era em torno de 64 anos. O grupo foi acompanhado e avaliado em relação à atividade física e saúde por um período de oito anos. 

A atividade física foi categorizada em três grupos: inativos (sem atividade em pelo menos uma vez por semana); moderados (atividade moderada em pelo menos uma vez por semana) e vigorosos (atividade vigorosa ao menos uma vez por semana). 

As modificações de atividade física no decorrer do estudo foram enquadradas em quatro categorias: sempre inativo (desde o início do estudo); tornou-se inativo (era ativo no início e deixou de ser durante o estudo); tornou-se ativo (era inativo no início e tornou-se ativo durante o estudo); sempre ativo (iniciou ativo e continuou ativo durante o estudo). 

Envelhecimento saudável foi considerado aquele que não apresentou nenhuma doença crônica, depressão ou declínio acentuado da cognição ou condição física.

A análise dos resultados apontou dois aspectos conclusivos. O primeiro revela que os participantes ativos no início do estudo e que continuaram ativos tiveram probabilidade sete vezes maior de ter uma velhice saudável, comparados com os inativos. Apesar de esperado, chama atenção a magnitude do benefício produzido. 

O segundo aspecto, e talvez o mais interessante, é o de que, aqueles indivíduos que eram inativos no início do estudo, mas que durante o estudo tornaram-se ativos, também teve maior probabilidade (de três vezes) de um envelhecimento saudável.

Com os rápidos avanços na expectativa média de vida torna-se urgente a adoção de estratégias públicas e privadas de prevenção dos impactos negativos do envelhecimento. Os resultados deste trabalho indicam que medidas simples como o incentivo a programas de atividade física na meia idade e na velhice podem ser decisivos para o desenvolvimento de um envelhecimento de sucesso.

Se você estiver pelos 50 anos e não for ativo, é hora de começar, e se você já é dos 60, 70 ou mesmo dos 80 e é sedentário, não desanime, ainda é tempo!
Porém lembre, sempre que iniciar um programa de atividade física procure um médico para avaliação da sua saúde.


Referência Bibliográfica
- British Journal of Sports Medicine - 2013;0:1-6. doi:10.1136/bjsports-2013-092993
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