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26 março 2016

7 vilões da salada

Um dos maiores erros que vejo as pessoas cometendo é na hora de comer salada. Sei que a maioria das pessoas não gostam de comer e por isso querem incrementar para ter mais prazer ao consumi-la! Mas cuidado! Dependendo do que é adicionado este prato pode deixar de ser saudável e se transformar em vilão.

Vou listar aqui quais os alimentos que devem ser EVITADOS na hora de montar uma boa salada e a uma lista do que realmente é considerado salada! Vamos lá?

Salada de Maionese/Batata/Macarrão e Salpicão
Apesar do nome na frente estar escrito salada, na verdade são pratos ricos em carboidratos, com muita maionese, frios (embutidos) e às vezes frutas (uva passa, maçã, etc). Muitas vezes não possuem nada de salada e ocasionalmente observamos um pouco de cenoura, que está sempre em menor proporção. Resumindo… é CARBOIDRATO

Frios/Embutidos
Principalmente em buffets temos costume de encontrar frios, também conhecidos como embutidos, como uma opção ao lado da salada. Apesar de fornecer sabor ao prato são prejudiciais ao nosso organismo. De maneira geral temos que lembrar que peito de peru, blanquet, presunto, mortadela, salame, salsicha, lingüiça são todos considerados embutidos, pois utilizamos os mesmos conservantes que são altamente cancerígenos. Além disso, possuem uma quantidade muito grande de sódio e a maioria deles contém glutamato monossódico.

Conservas: milho, ervilha, azeitona, champignon
O problema da conserva é o excesso de sódio nada saudável para nosso corpo! Não adianta lavar o alimento em água corrente antes de consumir, pois o sódio já está impregnado no alimento. Neste caso prefira as versões in natura e fique longe destes enlatados! Além disso, possuem acidulantes que são aditivos químicos que o corpo não digere conseqüência: temos que ativar o nosso sistema detox para eliminá-los!

Molhos Prontos
Molhos prontos contêm óleo refinado rico em ômega-6 que possui um caráter inflamatório, levam glutamato monossódico em sua composição, tem alto teor de sódio, corante, flavorizante, acidulantes, seqüestrante EDTA e aromatizastes. Moral da história? Faça o seu próprio molho com ingredientes frescos!

Croûton
Você sabia que a maioria dos Croûton vendidos nos supermercados é na verdade cubos de pão feitos com bastante na margarina (gordura vegetal hidrogenia) ou óleo? É feito desta maneira para que fiquem bem crocantes e saborosos. Além disso, são adicionados de muito sal e algumas marcas até glutamato monossódico! Só para você ter uma noção 25g de pão de forma comum (equivalente a 1 fatia) possui em torno de 60 kcal, já 25g de Croûton possui cerca de 110 kcal, quase o dobro do pão! Ou seja, que comer Croûton (que vamos deixar claro que não é salada) pegue seu pão integral, torre na torradeira e corte em cubinhos!

Bacon
Sim!!! Muitos restaurantes servem salada com bacon! Só pra constar, o bacon não se torna mais saudável porque vem acompanhado de alface, ok? Qual o problema do bacon? Ele é feito da mesma forma que os embutidos!

Queijos
Não são salada!! Sei que muita gente tem costume de cortar cubinhos de queijo para colocar na salada, mas não são considerados salada ok? Eles aumentam o teor de calorias, gorduras, carboidratos (não se esqueça da lactose) e a maioria dos queijos que compramos nos supermercados contém acidulantes, excesso de sódio, conservantes e espessantes. 

O que é salada então? Confira algumas opções abaixo, lembre-se que podem ser consumidos crus ou cozidos!

Verduras: Alface (lisa, roxa, crespa, americana), rúcula, radicchio, agrião, chicória, acelga, couve, almeirão e espinafre, escarola, repolho, etc.

Legumes: Abobora, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, chuchu, couve-flor, pepino, rabanete, tomate, vagem, jiló, quiabo, etc.

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