Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

15 fevereiro 2016

Com expectativa de vida em alta, rotina deve ser mais ativa

Atividade física é ainda mais 
importante na terceira idade. 
Foto: iStock, Getty Images
Conforme o tempo passa, a qualidade de vida passa a ser prioridade.

Com o aumento da expectativa de vida e a diminuição da natalidade em muitos lugares, inclusive no Brasil, o perfil da população vem mudando. Em breve, haverá mais idosos que jovens. Por isso, é importante pensar em maneiras de viver com mais qualidade.

Confira a seguir mais informações sobre esse fenômeno e descubra atividades que garantem o bem-estar dos idosos.

Aumento da expectativa de vida
Dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), de São Paulo, indicam que o aumento da expectativa de vida e a queda no número de nascimentos projetam para o ano de 2050 a proporção de 21 idosos para cada dez jovens na capital paulista.

Os bairros da região central e do Centro Expandido, como Pinheiros, Bela Vista e os Jardins, serão os lugares que concentrarão mais moradores acima de 60 anos de idade, com 40 idosos para cada dez jovens. A população total deve superar 12 milhões de habitantes a partir de 2030. Três anos antes, os mais velhos já devem superar a quantidade de jovens.

A taxa de fecundidade de São Paulo, conforme a pesquisa é a maior razão para essa mudança de perfil da cidade. No intervalo entre 1980 e 2010, a média de nascimentos por mulher paulistana caiu de 3,2 para 1,7 filhos. E o número tende a diminuir ainda mais.

Com esse cenário, surgem também as preocupações. Há dificuldades a ser enfrentada, como a ampliação dos cuidados com os idosos e a qualidade dos serviços de transporte público.

Enquanto a acessibilidade ainda não é das melhores, cada um pode se precaver desde já, a começar pela adoção de hábitos saudáveis. Importantes em todos os momentos da vida, eles são fundamentais na terceira idade.

Nunca é tarde demais, embora, quanto mais cedo, melhor. O que importa é estar ativo. Aliás, esse é um conceito amplo, adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que o envelhecimento seja uma experiência mais positiva, com uma vida mais longa e produtiva.

Dessa forma, deve ser estimulada a participação em grupos e em questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e de cidadania. Manter-se em movimento vai muito além de trabalhar e praticar atividades físicas.

Atividades para idosos
Existem diversas maneiras de se manter em atividade. O importante é consultar um médico e verificar a mais indicada. Seguem algumas dicas.

1. Dança
Oferece diversas intensidades e ritmos. Trabalha o corpo e coordenação motora, além de possibilitar a socialização entre os participantes.

2. Natação
Com baixo risco de lesão, trabalha coordenação, respiração e diversas partes do corpo simultaneamente.

3. Hidroginástica
Trabalha força e equilíbrio. Também tem baixo risco de lesão, por ser praticada na água.

4. Corrida
Trabalha a capacidade aeróbica e a resistência física. Apesar do alto impacto, nunca é tarde para começar.

5. Musculação
Pode ser ajustada conforme a necessidade de cada pessoa e ir sendo adaptada de acordo com o progresso do aluno.

Você está pronto para aproveitar a expectativa de vida mais longa e chegar à terceira idade com disposição?


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo