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01 fevereiro 2016

Benefícios do fígado na alimentação

No Brasil, o fígado bovino geralmente é consumido sob a forma de bife frito e não é um dos pratos mais apreciados e pedidos pelos brasileiros. O que é uma pena, pois a carne de fígado fornece muitos benefícios para a saúde, de maneira que podem ser absorvidas facilmente pelo organismo.

O fígado está entre as carnes que mais possuem nutrientes para o nosso corpo. Para se ter uma ideia do poder desta carne, ela possui 9 dos 11 tipos de vitaminas existentes. Devido às suas muitas propriedades nutritivas, o fígado deve ser incorporado ao cardápio de uma dieta saudável, mas, como todos os alimentos que consumimos, sem exageros!

Os benefícios do fígado

Vitamina A
O fígado contém mais vitamina A do que outros alimentos como o queijo, ovos, peixe, leite ou iogurte. Esta vitamina exerce o importante papel de manter o sistema imune saudável, fortalecer os ossos, garantir o crescimento e a divisão celular corretos, manter a pele saudável e proteger a visão.

Vitaminas B
O fígado bovino fornece vitaminas B1, B2, B3, B6, B9 e B12. As vitaminas do complexo B ajudam o organismo a metabolizar alimentos, auxiliam na produção de células vermelhas do sangue, protegem o sistema nervoso e ajudam na prevenção de alguns problemas de nascimento.

Vitamina D
O fígado é um dos poucos alimentos que são fontes naturais de vitamina D e fornece 12% da quantidade diária recomendada por cada porção de 100 gramas. Esta vitamina exerce um importante papel na saúde dos ossos, no sistema imune e na redução de inflamação nas juntas.

Ferro
O ferro é mais facilmente absorvido pelo organismo por meio da ingestão de carnes como a carne bovina, peixes e frango. A deficiência deste mineral causa anemia, fadiga, arritmias cardíacas, entre outros problemas.

Demais benefícios
Os benefícios proporcionados pelo fígado bovino não param por aí: a carne ainda possui riboflavina, selênio, cobre e zinco, e mesmo com um grau de colesterol e gorduras saturadas considerado elevadas, o fígado oferece, em apenas 100 gramas, 50% das proteínas e vitaminas que o organismo humano precisa consumir diariamente.

Qual é a melhor forma de consumo?
A melhor forma de consumir o fígado bovino é ferventado, pois assim as suas propriedades são mantidas. Uma dica de consumo é acrescentá-lo a uma sopa com legumes ou ao molho de macarrão. Na forma de bife, pode ser preparado com cebolas e manjericão ou recheado com cenoura e bacon.

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