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02 fevereiro 2016

Aminoácido: descubra 8 alimentos ricos em arginina

A arginina é um aminoácido não essencial e, assim como outros aminoácidos, está presente especialmente em alimentos ricos em proteínas. Além disso, também é comum encontrar em suplementos alimentares para cansaço físico ou mental.

Funções da Arginina
As principais funções deste aminoácido são para desintoxicar o organismo, melhorar as defesas, ajudar a formar muitos hormônios, favorecendo o crescimento muscular da criança e do adolescente, bloquear o crescimento de tumores, e combater a fadiga física e mental.

Lista de alimentos ricos em Arginina

Os principais alimentos são:

1) Carne Vermelha
Carnes de alto valor biológico é a melhor fonte global de proteínas e de todos os aminoácidos. No entanto, é importante ficar atento, pois, aumentando significativamente o consumo de carne, a fim de aumentar o teor de arginina na dieta coloca tensão indevida sobre o fígado e os rins. Além disso, o conteúdo geralmente de alto teor de gordura da carne coloca em risco de obesidade e doença cardiovascular.

2) Nozes
Entre todos os produtos vegetais, nozes são, provavelmente, as fontes mais ricas de arginina, que contém desde cerca de 1 a 3 g de arginina por 100 gramas. As melhores fontes são amendoim (3,1 g por 100 g), a amêndoa (2,5 g por 100 g), nozes (2,3 g por 100 g), avelãs (2,2 g por 100 g) e caju (2,1 g por 100 g). Outros frutos secos que são ricos em arginina incluem castanhas, pistache e nozes.

3) Espinafre
Legumes não são muito boas fontes de proteína, em geral, e de arginina, em particular. Provavelmente a mais notável exceção à regra é espinafre. Espinafre congelado tem um conteúdo de arginina de 3,3 g por 100 g.

4) Lentilhas
Assim como o espinafre, as lentilhas também fogem à regra dos legumes e têm cerca de 2,1 g de arginina por 100 g do vegetal cru.

5) Cereais integrais
Pães e massas feitas com farinha integral de grãos de trigo são ricos em arginina. Entre os cereais, trigo integral tem o maior teor de arginina, que contém cerca de 650 mg de arginina por 100 g.

6) Soja
Proteínas à base de soja são uma das fontes mais ricas de alimentos de arginina. A 200 calorias servindo de proteína isolada de soja não tem mais do que 4 g de arginina. Bastante surpreendentemente, 100 g de tofu têm apenas 600 mg de arginina, mesmo que seja principalmente derivada da soja.

7) Frutos do Mar
Depois da carne vermelha, os crustáceos são as melhores fontes animais de arginina. Uma porção de 200 calorias de caranguejos, camarões ou lagostas normalmente tem 3,6-3,8 g de arginina. Peixe com o mais alto teor de arginina são o atum (1,7 g por 100 g) e salmão (1,2 g por 100 g). Algumas fontes têm colocado o conteúdo de arginina de atum como sendo ainda maior do que a de frango e carne de porco.

8) Ovos
Ovos, em particular a gema, são também fontes ricas em arginina. A gema de ovo crua contém 1,10 g de arginina por 100 gramas, enquanto que a clara de ovo cru contém 0,65 g por 100 g.

Efeitos colaterais da Arginina
Os efeitos colaterais da Arginina podem ser dor de cabeça, diminuição da sensibilidade, náusea, vômito, cólica e inchaço da barriga.

Conheça outras vantagens de um dos alimentos ricos em arginina: o Ovo!

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