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24 janeiro 2016

10 comidas e bebidas que secam a barriga

Cansado de fechar a boca para perder uns quilinhos? Você sabia que tem alimentos que te ajudam no processo? E a melhor notícia: vinho também está na lista! Sem sofrimento e sem desculpas, confira 10 alimentos que ajudam a emagrecer!

1. Azeite
Quando comemos alimentos com gordura, ela se aloca pelo corpo e libera ácidos graxos que, por sua vez, servem de energia para as células. Porém, quando em excesso, e se não precisamos gastar tanta energia, eles não deixam de existir - ficam ali, criando as temidas gorduras localizadas, pois não são muito solúveis em água. O azeite de oliva possui ácidos monoinsaturados, capazes de diminuir o colesterol ruim (LDL) e oxidar as tais gordurinhas (ou seja, eliminá-las). Um adendo: ajuda principalmente na gordura abdominal.

2. Chá verde
Ah, a detestada retenção de líquido… Sabia que ela pode ser resolvida com chá verde? Trata-se de uma bebida diurética, que ajuda a eliminar os excessos de algo que você consumiu inclusive gordura. Além disso, é a única que contém menos calorias do que o que você gasta para ingeri-la. Ou seja, é a única coisa que você consome e não ganha caloria alguma! E pode ficar ainda melhor: graças aos prolifenóis, substâncias contidas no chá verde, ele ajuda a queimar a gordura e acelera o metabolismo.

3. Limão
Já ouviu falar em termogênicos? Quem vai à academia, provavelmente já viu muita gente tomando suplementos dessa categoria. Conhecidos como “queimadores de gordura”, eles aceleram o metabolismo para que, dessa forma, o corpo consuma mais e mais calorias. A matemática é simples: quanto mais energia gastamos, mais energia consumimos, e os termogênicos nos fazem queimar energia o dia todo. Quer uma boa notícia? Não precisa gastar com suplementos, pois o limão é um termongênico natural!

4. Aveia e linhaça
Centro de atenção dos pesquisadores de nutrição, a aveia é um alimento rico em fibras, ideal para o melhor funcionamento do intestino e por isso diminui a sensação de estufamento. Mas os benefícios não param por aí. Há uma fibra contida na aveia chamada betaglucana, que após fermentar no intestino grosso, cria moléculas que reduzem o colesterol. As outras fibras também se encarregam de absorver de maneira lenta e gradual o açúcar ingerido nos alimentos, fazendo com que os níveis de insulina no organismo sejam menores. Prolongando o efeito de saciedade e não permitindo acúmulo de gordura corporal, não restam dúvidas de que uma porção de aveia por dia misturada nos alimentos ajude a diminuir a barriga. Outra aliada deste feito é a linhaça. Ela acelera o metabolismo, substitui o pão e seca à barriga dando a sensação de saciedade. Após serem consumidos, seus grãos incham no estômago sem que você se sinta pesado nem estufado, mas saciado.

5. Pimenta
Que a pimenta ajuda na dieta, muita gente já sabe, mas poucos entendem o porque. Ela é termogênica, como o limão? Sim, um pouco, mas nem é por isso. Ela inibe o apetite? Também, pela ardência gerada pela capsaicina, mas também não é esse o motivo de colocarmos a pimenta na lista. As gorduras localizadas não têm esse nome à toa, mas porque incham nosso corpo por ficarem ali, acumuladas, sem uso. A arma secreta das pimentas vermelhas são suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, que limpam as células, deixando os órgãos funcionando melhor (como o óleo no carro), sem esses tais acúmulos.

6. Nozes
Nozes, amêndoas e avelãs. Você sabia que elas podem ser melhores amigas da inibição da fome? Estas castanhas liberam serotonina, aquela substância que melhora o humor, a saúde do coração e ainda regula o apetite. Sem contar que também são responsáveis por combater a gordura corporal e diminuir o colesterol.

7. Gengibre
Sabe qual é o segredo dos famosos para evitar a celulite? Gengibre! Quando se está em dieta ou perdas e ganhos rápidos de peso, as células muitas vezes inflamam e causam celulites e outras armadilhas do corpo. A raiz do gengibre simplesmente combate diretamente essas células.

8. Frutas, como: abacaxi, abacate, melancia, morango e coco
Frutas não engordam? Claro que engordam, até porque têm seu açúcar natural. Então, por que todos dizem que são tão saudáveis? É que além de terem poucas calorias e ajudarem a saciar a fome, têm diversas propriedades que beneficiam a dieta. Por exemplo:

Abacaxi: ajuda a eliminar toxinas e, com isso, evita a retenção de líquidos, que poderia se traduzir em inchaço abdominal.

Abacate: sempre dizem que abacate tem muita gordura, mas saiba que elas são do bem e auxiliam no aumento de colesterol bom e quebra de colesterol ruim.

Melancia: pura água! Sabe o efeito “detox”? A melancia ajuda a eliminar muitas toxinas e, com elas, gorduras (não é à toa que muito suco verde tem melancia na base).

Morango: o grande truque do morango são as fibras, que facilitam a digestão e, com isso, o emagrecimento devido.

Coco: a gordura do coco, além de não fazer mal ao coração, faz dele a fruta que mais acelera o metabolismo. Foi assim que se desenvolveu o óleo de coco, um dos métodos de emagrecimento mais usados na atualidade.

9. Água gelada
Até porque, né, água é ruim para alguma coisa? Pois nossa amiguinha, que devemos beber muitas vezes ao longo do dia por vários motivos, também pode ser a melhor aliada contra a gordura corporal. Mas ela precisa estar gelada (quanto mais, melhor!). Entenda: o organismo é um lugar quente e, quando em contato a coisas muito frias, precisa gastar energia para equilibrar as temperaturas e evitar um choque térmico. Estudos já comprovaram que dois copos de água gelada por dia aceleram o metabolismo em pelo menos 30%. Além disso, beber dois copos antes de cada refeição pode queimar até 17 mil calorias extras em um ano (o equivalente a mais ou menos cinco quilos!).

10. Vinho!
Talvez o ponto mais polêmico de todos... Afinal, vinho engorda ou não? A resposta pode parecer triste, mas engorda, sim. Mas fique tranqüilo, há mais pontos positivos do que negativos. Isso porque a uva contém um ácido chamado elágico, que reduz dramaticamente o crescimento das células (afinal, células crescem, o corpo cresce), especialmente as do fígado, o principal órgão responsável pelo controle das calorias e de como a gordura dos alimentos será consumido pelo metabolismo. Vale um adendo: dentre todas as bebidas alcoólicas, o vinho é que tem menos calorias (se bebido moderadamente, claro).

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