Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

23 julho 2015

Temperos em cubos: O “veneno” que passa despercebido

Temperar a comida fica muito mais fácil com caldo de carnes ou legumes, não é mesmo? Mas o que não sabemos é que o tempero em cubo pode ser considerado quase como um “veneno” para a saúde. Eles contêm elevadas concentrações de sódio e de aditivos químicos – como o glutamato monossódico, responsável por realçar o seu sabor.

Esses aditivos estimulam o paladar e fazem com que as pessoas demorem mais tempo a ficarem satisfeitas, aumentando assim o prejuízo. Pior que isso, também há uma suspeita de que o glutamato monossódico pode causar câncer no trato intestinal, além de inúmeros danos à pressão arterial.

Sabemos que se alimentar bem é essencial para a saúde. Sendo assim, procure fazer refeições ricas em proteínas, legumes e frutas. Tudo é uma questão de equilíbrio.

Tendo em conta que nos dias de hoje o maior objetivo da indústria alimentar é obter os maiores rendimentos possíveis, não deveríamos ficar surpreendidos ao tomar conhecimento das autênticas “porcarias” que se vendem atualmente nos estabelecimentos comerciais, não acha?

Um desses produtos é o tempero em cubo, aquele caldo sólido e quadradinho que tem aos montes no supermercado. Esse e outros produtos, estão presentes em praticamente todas os lares em boa parte do mundo. Mas você sabe do que eles são feitos? Sabe o quanto eles fazem mal para a saúde? É sobre tudo isso que falaremos a seguir.

O tempero em cubos contém gordura hidrogenada
O primeiro ingrediente dos “cubinhos de tempero” é a gordura vegetal hidrogenada, que, já há muito tempo deveria ter sido banida do mercado alimentar. Muito embora possa ter um nome aparentemente inocente, de inocente ela não tem nada.

Embora exista na natureza, estando presente em pequenas quantidades na gordura e no leite dos animais, sem que o seu consumo seja prejudicial, a forma produzida de maneira industrial pelo homem é o tipo de gordura mais nocivo da atualidade.

Ela é conhecida como gordura “trans”. Essa gordura está associada a diversos problemas e complicações de saúde como: problemas cardiovasculares, mau perfil lipídico, mal de Alzheimer, câncer, diabetes, problemas hepáticos e obesidade.

Glutamato monossódico
Com relação aos intensificadores de sabor do tempero em cubos, o glutamato monossódico, que embora seja considerado pela indústria alimentar e pelas agências reguladoras como sendo “seguro”, no passado, já foi associado à “Síndrome do Restaurante Chinês”, cujos sintomas incluem dor de cabeça, ondas de calor, vermelhidão facial, formigamento e rigidez na parte posterior do pescoço, opressão torácica, moléstias gástricas como náuseas e vômitos, taquicardia e alterações de humor.

Além disso, têm surgido, esporadicamente, especulações acerca da relação entre a ingestão de glutamato monossódico e doenças degenerativas cerebrais tais como o Mal de Alzheimer, a Isquemia e a Doença de Parkinson.
Também tem sido sugerido que ele é responsável por uma série de condições de saúde como a hiperatividade em crianças, obesidade, reações alérgicas, asma, câncer e enxaqueca.

Guanilato dissódico
O segundo ingrediente do grupo dos intensificadores de sabor, o guanilato dissódico é um aditivo alimentar que é normalmente usado em sinergia com o ácido glutâmico (glutamato monossódico, que é frequentemente adicionado a produtos semi prontos, como massas instantâneas, batatas fritas e outros aperitivos salgados, arroz industrializado com sabor, vegetais enlatados, carnes secas e caldos de carne, sopa enlatada ou desidratada, etc).

Além disso, esse ingrediente não é seguro para bebês com menos de doze semanas, e deve ser evitado por asmáticos e pessoas com gota.

Presença de glúten
Outro ingrediente, presente no tempero em cubos e que se destaca por ser muito prejudicial à saúde, é o glúten, que é evitado a todo o custo pelos celíacos, que não o toleram.

O glúten está cada vez mais associado a uma série de doenças autoimunes tais como a diabetes do tipo 1, as doenças autoimunes da tireoide, a Síndrome de Sjögren e a nefropatia, entre outras.

Corante E 150c
A cor típica dos cubos deve-se sobretudo ao corante E 150c. Mas o que será este estranho número? Pois é, na verdade ele significa caramelo de amônia, um corante alimentar.

Ele possui uma que vai de castanho escuro a preto e tem um odor de açúcar queimado. É preparado através aquecimento de hidratos de carbono, com ou sem ácidos e álcalis, na presença de compostos de amônio.

A sua ingestão excessiva pode conduzir a problemas intestinais. Ele também está associado ao ganho de peso corporal, redução do débito urinário associado com o aumento da gravidade específica da urina e diarreia.

BHA
No grupo dos antioxidantes temos o BHA, um excelente antioxidante que previne a oxidação das gorduras. Porém, você deve saber que, as mesmas propriedades químicas que tornam o BHA um excelente antioxidante podem também estar relacionadas a certos efeitos negativos que ele tem sobre a saúde. As características negativas do BHA, podem contribuir para a formação de tumores.

Há evidências de que determinadas pessoas podem ter dificuldade em metabolizar o BHA, resultando em mudanças negativas na saúde e no comportamento.

Não falamos sequer do molho de soja presente e de como a soja e derivados contêm compostos com atividade estrogênica, da qual especialmente os homens, devem manter-se o mais afastado possível.

Também não falamos da dextrose presente no tempero em cubo, pois a maioria de nós já sabe que se devem evitar os açúcares simples com calorias vazias.

Antes do surgimento da indústria alimentar, as pessoas nem sequer conhecia o tempero em cubo e cozinhavam muito bem sem eles.

Por isso, ao invés do tempero em cubo, aprenda a utilizar condimentos, especiarias, ervas e comece desde já a deixar de lado está criação industrial carregada de químicos e conservantes, que não lhe irá fazer nenhum favor à sua saúde, composição corporal e bem-estar físico.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo