Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

02 julho 2015

Herpes Zóster ou Zona

A zona é um rash cutâneo desconfortável e doloroso causado pelo vírus do herpes zóster, o mesmo vírus que causa a varicela. Apesar de o corpo poder recuperar de um surto de varicela, o vírus nunca é eliminado do organismo. Este fica adormecido e esconde-se nas células nervosas, aparecendo mais tarde como zona. Como o vírus não pode ser eliminado do corpo, assim que uma pessoa é infectada, os surtos irão continuar a ocorrer esporadicamente. Os sintomas de um surto de zona podem acontecer a qualquer ponto da vida de uma pessoa, desde que tenha sofrido previamente de varicela ou que tenha sido infectada recentemente com o vírus. Porém, esta tende a ser mais comum em pessoas com mais de 50 anos.

O herpes zóster pode ser muito desconfortável, mas existem tratamentos antivirais disponíveis para ajudar a aliviar os sintomas dolorosos e acelerar o seu tempo de recuperação. O Valtrex e o Famvir são eficazes a combater os sintomas do herpes zóster, reduzindo o desconforto e diminuindo a duração do surto.

O que causa o herpes zóster?
O herpes zóster (zona) é uma consequência da varicela, sendo que a maioria das pessoas a contrai quando são muito novas. Em geral, a maioria das pessoas recupera completamente da varicela sem quaisquer efeitos ou surtos futuros, porém o vírus do herpes zóster continua nas células nervosas do corpo. Os motivos porque o vírus se reativa não estão inteiramente esclarecidos. A teoria mais plausível é que resulta de um sistema imunitário enfraquecido.

O herpes zóster é contagioso?
Ao contrário de muitas das infecções causadas pelo vírus do herpes, o herpes zóster (zona) não é contagioso. O que significa que não apanha o vírus de alguém que demonstra sintomas visíveis, porém se nunca teve varicela pode contrair o vírus a partir de uma pessoa com herpes zóster. Contrair varicela na idade adulta não é tão perigoso como apanhar papeira, mas os adultos têm um risco maior de sofrer complicações.

Quais são os sintomas do herpes zóster?
Os primeiros sintomas de um surto de herpes zóster (zona) são geralmente uma sensação de ardor ou formigueiro numa área específica, seguida de febre. Após dois ou três dias destes sintomas iniciais, um rash começa a aparecer, seguida de pequenas bolhas numa pele vermelha e inchada. Depois de três a cinco dias, estas bolhas rebentam e forma-se uma crosta, que vai sarar entre duas a três semanas.

Existem casos raros onde as pessoas continuam a sentir dor nos nervos após o rash ter desaparecido. Estes casos são conhecidos como neuralgia pós-herpética e podem ser difíceis de tratar.

Consulte as imagens reais do herpes zóster aqui.

O que causa um surto?
Não é inteiramente conhecido o que reativa o vírus do herpes e o motivo porque algumas pessoas têm surtos e outras não. Existe, porém, alguma associação entre os surtos e um sistema imunitário enfraquecido. Pessoas com doenças do sistema imunitário como o VIH tendem a ser muito susceptíveis a surtos. Contudo, a maioria das pessoas apenas vão sofrer surtos de zona duas ou três vezes durante a sua vida.

Tratamentos para o herpes zóster
Não é possível curar o herpes zóster, mas existem várias formas de manter o vírus sob controle e de reduzir significativamente o desconforto de um surto. A Zostavax é uma vacina disponível para pessoas com mais de 50 anos com um sistema imunitário saudável. Pode reduzir 50% as suas hipóteses de desenvolver um surto durante um período de quatro anos.

Se não puder beneficiar da vacina, ou se já está a experienciar sintomas, existem medicamentos antivirais disponíveis para ajudar a tratar os sintomas imediatos e diminuir o tempo de recuperação. O Valtrex, o Famvir e o Aciclovir são alguns dos tratamentos mais frequentemente usados:

Valtrex para o herpes zóster - O Valtrex pode aliviar os sintomas e reduzir o seu tempo de recuperação. Se tomado aquando dos primeiros sinais e sintomas, pode reduzir a disseminação do rash até mais de um terço. Apresenta-se na dose de 500mg e a duração do tratamento do herpes zóster é de 7 dias. Devem ser tomados dois comprimidos de Valtrex 500mg, 3 vezes por dia.

Famvir para o herpes zóster - O Famvir pode reduzir o seu tempo de recuperação por dois ou três dias e aliviar os sintomas. O Famvir pode também reduzir a dor nervosa severa, por vezes experienciada quando sofre um surto. Apresenta-se nas doses de 250mg e 500mg e a duração do tratamento é de 7 dias. Devem ser tomados três comprimidos de 500mg, uma vez por dia.

Aciclovir para o herpes zóster - O Aciclovir é um tratamento genérico eficaz que pode ser usado pela maioria das pessoas para ajudar a reduzir a duração de um surto de zona e fornecer alívio sintomático. Apresenta-se nas doses de 200mg e 800mg e a duração do tratamento é de 7 dias. Deve ser tomado um comprimido de 800mg, 5 vezes por dia (a cada 4 horas).

←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo