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08 julho 2015

Chás para cada momento do dia

O chá é uma bebida enraizada na cultura oriental há quase cinco milênios, no entanto, o seu consumo no Ocidente é recente, após o ganho de popularidade na Europa, em meados dos séculos XVI e XVII.

Alguns chás possuem a capacidade de acalmar e outros possuem propriedades benéficas que podem ser usadas no tratamento de diversas condições de saúde. Mas, você sabia que o horário em que você ingere esta bebida pode fazer toda a diferença em relação aos seus benefícios? Confira a seguir alguns dos melhores chás para cada momento do dia.

Chás para a manhã
Pela manhã, o indicado é consumir um chá que aumenta a energia e traga mais disposição para seguir bem o dia. O chá preto, por exemplo, estimula a produção dos neurotransmissores cerebrais que dão energia ao nosso organismo.

Uma dica é substituir o café por uma infusão que também seja energética. Para não interferir na absorção dos nutrientes, o chá deve ser consumido cerca de 30 minutos antes ou 30 minutos após o café da manhã.

Algumas das ervas indicadas para começar bem o dia são as seguintes: canela com gengibre, chá verde, chá preto, chá mate e infusão de cascas de laranja com canela.

Chás pós-almoço
Normalmente o almoço é a refeição mais pesada do dia, e por este motivo, é uma boa ideia consumir um chá digestivo 30 minutos após a refeição. A ingestão de bebida morna pode auxiliar no processo de digestão.

Os chás mais indicados para esse momento do dia são: chá de hortelã, chá de erva-cidreira, chá de jasmim, chá de gengibre, chá de maçã e chá de boldo. O chá verde também pode ser consumido após o almoço, pois auxilia na digestão e é diurético.

Chá da tarde
Você já deve ter ouvido falar do famoso “chá das cinco” dos ingleses, que geralmente é uma mistura de leite e chá preto, servida bem quente. A ingestão do chá no fim da tarde pode ajudar a manter o pique caso você ainda precise realizar outras atividades, como trabalho e malhação. 

Para isso, o ideal é optar pelas ervas enérgicas, mas lembre-se do horário para que a bebia não atrapalhe a noite de sono. Duas opções indicados para o chá da tarde são o chá branco e o chá preto com leite.

Chás para relaxar antes de dormir
Existem ainda aquelas ervas que são excelentes para relaxar e melhorar o sono e, por isto, são ideais à noite, sem interferir na produtividade e auxiliando numa bela noite de sono.

Algumas das ervas indicadas para esse momento são as seguintes: chá de camomila, chá de erva-doce, chá de capim-limão e chá de melissa.

Regularidade do consumo
Se, ao consumir algum chá, você tem o objetivo de melhorar determinada condição de saúde, deve observar a regularidade. Para atingir o objetivo, o chá deve ser tomado por 30 a 120 dias, pelo menos três vezes ao dia.

A maioria dos chás deve ser consumida todos os dias para que o indivíduo possa perceber algum efeito. De acordo com uma pesquisa realizada na universidade de Newcastle, o consumo diário de chá verde ou preto inibe a produção de enzimas cerebrais relacionadas com a perda de memória. No entanto, os benefícios cessam com o fim do consumo dos chás.

Existem muitos chás que têm a sua eficácia terapêutica cientificamente comprovada. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou uma portaria com várias plantas e frutas que são reconhecidas pela medicina tradicional brasileira, sendo que o chá, ou infusão, é uma das principais maneiras de aproveitar os seus benefícios para fins terapêuticos.

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