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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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31 julho 2015

Açaí: refrescância e saúde

O que antes não passava de uma fruta para atletas e esportistas em geral, agora está cada vez mais comum no cardápio de indivíduos que buscam não só emagrecimento, como também melhora da saúde física.

Desde a sua popularização e reconhecimento no território brasileiro, o açaí ganhou os paladares daqueles que procuram por alimentos com alto teor energético, ou seja, ideal não só para atletas, como também para pessoas de bem com suas saúdes físicas e mentais. Sendo assim, a fruta começou a se destacar e a ser encontrada em variadas bebidas, como o suco e o iogurte, e também em doces de uma forma geral, como geleias ou sorvetes.

Qualidades e benefícios do açaí
Além de ser refrescante e ter um sabor excepcional, o açaí tem como caráter forte o combate aos radicais livres, graças ao alto teor de lipídios e vitamina E.
Além disso, a açaí é concentrado em fibras, melhorando não só a imunidade, como também a flora intestinal, sendo uma fruta altamente recomendada para indivíduos com problemas de intestino. Já com duas semanas completas de consumo é possível notar as diferenças.

A circulação de sangue também não fica de fora dos benefícios causados pelo consumo do açaí, o que ocorre graças ao alto teor de pigmentos antocianinas (antioxidantes) e, também, a marcante presença da vitamina B1, que é rara.

Mesmo assim, a sua principal qualidade está ligada ao ferro, afinal, o açaí é altamente rico nesse componente, o que o torna um parceiro tanto no fortalecimento da massa magra, como também no tratamento de doenças que exijam maior quantidade de ferro no organismo, como a anemia.

Além da vitamina B1 e E, há também uma grande quantidade de vitamina C no Açaí. Ferro, fósforo, gordura vegetal, potássio, proteínas, cálcio e outros nutrientes são essenciais para proporcionar diversos benefícios ao indivíduo que consome essa fruta diariamente.

Porém, vale destacar que consumir não significa apostar em grandes quantidades, até porque o açaí é uma fruta extremamente calórica, totalizando quase 250 calorias em apenas 100 gramas. Por isso, o indivíduo deve tomar cuidado ao misturar grandes quantidades da fruta com sorvetes e outros doces, forma pela qual o açaí é muito comercializado nos dias atuais.

Delícias de dar água na boca

Para sair da tradicional combinação com banana e granola ou guaraná, os nutricionistas do HIAE sugerem algumas receitas para enriquecer ainda mais a fruta.

Shake de açaí com coco

Ingredientes

    100 g de polpa de açaí semi congelado
    100 ml de água-de-coco natural
    50 ml de leite de coco light
    Adoçante a gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Salada de folhas e flores com molho de açaí

Ingredientes
    
    100 g de açaí
    1 colher (sopa) de mostarda Dijon
    1 colher (sopa) de aceto balsâmico
    4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
    6 folhas de alface crespa limpas
    1/2 maço de agrião limpo
    1 xícara (chá) de flores comestíveis
    Sal a gosto

Modo de preparo:

No liquidificador, coloque 74q a polpa de açaí, a mostarda e o aceto balsâmico. Bata bem. Junte o azeite aos poucos, batendo até o molho ficar cremoso. Despeje em uma tigelinha e reserve. Coloque no fundo de um prato a alface e o agrião. Por cima, distribua as flores comestíveis. Tempere com sal. Sirva a salada regada com o molho de açaí.


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